Este conteúdo contem:
Sendo algo relativamente simples de colocar, muitas pessoas hoje se arriscam em aplicar por conta própria o rodapé de sua casa. No entanto, para conseguir sucesso nisso, é preciso saber como calcular rodapé.
Até porque, se você realizar o cálculo de forma errada, pode faltar ou passar o material necessário para o rodapé daquele ambiente.
Logo, você pode acabar saindo no prejuízo, seja por causa de muito material ou até mesmo pela falta dele.
Por fim, para evitar problemas e garantir o melhor resultado, veja como calcular rodapé da forma correta e mais simples possível.
Veja também como colocar rodapé depois que você comprar!
Como calcular rodapé antes de comprar?
Para você que ainda não comprou o rodapé que ficará na sua casa, saiba que é importante realizar as medidas corretas para evitar faltas ou desperdícios.
Dessa forma, para realizar isso, inicialmente você precisará separar a sua casa pelos ambientes presentes nela, anotando tudo em um caderno.
Você deverá medir cada perímetro de sua casa, que basicamente é a medida de cada uma das paredes, tirando os vãos e as portas.
No final das medidas de cada perímetro, some todas e veja a quantidade de metros que aquele ambiente vai necessitar.
Você precisará repetir o mesmo processo em cada um dos cômodos, até ter feito a medição de todos os ambientes da sua casa que vai precisar de rodapé.
Logo após, você deverá somar tudo e ver a quantidade de metros de rodapé que a sua casa vai necessitar.
No entanto, saiba que além desse valor total, nós indicamos acrescentar 10% a ele, sendo uma margem de segurança para recortes e dentre outros.
Lembre-se sempre que é melhor sobrar um pouco de material do que faltar.
Por exemplo, se a sua casa vai precisar de 50 metros de rodapé para piso laminado ou vinílico, compre 55 metros, sendo os 5 metros a mais a margem de segurança.
Por fim, você deverá também guardar as anotações com as medidas de cada ambiente, para quando o material chegar, não ser necessário medir tudo novamente.
Veja também: Como colocar rodapé de poliestireno? Passo a passo!
Cálculo de rodapé para aplicação
Após chegar o rodapé, mesmo com as medidas, você pode ficar na dúvida sobre como calcular rodapé em regiões não retas, como paredes com pilares e outros.
E para isso, você precisa medir todos os lados de um pilar (sendo aqueles na parede), e depois fazer os cortes exatamente da quantidade que precisar.
Inicialmente, o que nós indicamos é deixar esses retoques por último, aplicando o rodapé logo nas áreas planas e diretas.
Vale citar que em curvas você deverá fazer do mesmo jeito, medindo a quantidade necessária em cada lado, lembrando que no final um rodapé precisará juntar-se com o outro.
Você pode, para garantir essa junção, colocar cola para rodapé nas pontas dos rodapés, para que eles se fixem melhor.
Agora que você sabe como calcular rodapé, o que está esperando para garantir a melhor e mais correta aplicação em sua casa?
Compre vários modelos de rodapé aqui na JC Decor.
Entregamos para todo Brasil.
Chame pelo WhatsApp ou compre direto em nosso e-commerce.
Veja também rodapé para quarto.