Se você deixou cair algum líquido no carpete da sua casa ou do seu veículo, nesse artigo traremos algumas formas eficientes de como tirar a umidade do carpete sem qualquer dificuldade.
Deixar o carpete úmido pode resultar, além de não ficar confortável ao toque, pode resultar em diversos problemas diferentes como bolor, mal cheiro ou até mesmo danos à estrutura do material.
Ou seja, se você deixou cair algum líquido, o ideal é realizar a limpeza o mais urgente possível, para evitar mais problemas.
Veja a seguir como fazer isso:
Veja também: Capacho x Carpete: qual é melhor?
- Sucção com aspirador de pó

Atualmente, boa parte dos aspiradores de pó possuem a possibilidade também de aspiração de água, permitindo que você realize a sucção dos líquidos no seu carpete.
Ele conseguirá sugar todo o líquido que o pano não conseguiu alcançar, limpando e secando ao mesmo tempo.
Para realizar o processo, basta ter um aspirador de pó/água, e passar o bico sugador no local quantas vezes necessárias até chegar no resultado desejado.
- Secador de cabelo

Especialmente para pequenas áreas, o uso de um secador de cabelo pode ser de enorme eficiência, possibilitando a secagem de forma totalmente simples.
Para realizar esse processo, utilize o secador na função frio e com o máximo de ventilação possível na área desejada.
Evite usar o secador na função quente para que ele não venha a queimar o seu carpete.
Se você não possui um secador de cabelo, um ventilador na velocidade máxima pode ajudar no processo de secagem.
Veja também:
- Ao ar livre

Se o seu carpete não está com umidade muito alta, e você não está com muita pressa para voltar a utilizá-lo, uma opção é a secagem ao ar livre.
Nesse caso, você pode estender o seu carpete ao ar livre, preferencialmente em local sombreado e ventilado.
Por fim, caso precise, você ainda pode fazer uma escovação no carpete após totalmente seco, garantindo a remoção de toda poeira do ar que possa ter fixado no material.
Veja também: O melhor carpete para chão que você pode comprar: Conheça!
- Toalhas de absorção

Caso o seu carpete esteja com uma alta umidade, estando com o aspecto de molhado, inclusive, você pode fazer o uso de toalhas de absorção.
Coloque toalhas grandes e grossas sobre as áreas molhadas, para que ela possa absorver todo o excesso de umidade no ambiente.
Após a absorção principal, recomenda-se o uso de uma toalha de microfibra ou um pano seco, para remover o excesso.
Lembrando que nesse caso, você ainda pode combinar processos como o uso de toalhas, após isso o uso de panos e por fim, uma secagem eficiente com secador ou aspirador.
- Busque por ajuda profissional

Em casos de alta umidade e que você não esteja conseguindo fazer a limpeza correta, é recomendado buscar diretamente por profissionais capacitados.
Hoje, você consegue encontrar diversos profissionais no mercado disponíveis especializados em manutenção de carpetes, ajudando a secar e deixá-lo limpo de forma eficiente.
Recomendamos a busca por profissionais, especialmente se for carpete de ambientes, para garantir a remoção e a colagem novamente.
Veja também: Como tirar mau cheiro do carpete automotivo