Este conteúdo contem:
Como vender artesanato pela internet? Essa é a dúvida de muitos artesãos que estão iniciando ou querem expandir o seu negócio, já que a internet é um canal democrático que promete bons resultados para vários negócios.
Na internet se vende de tudo: artesanatos, móveis, ferramentas, eletrodomésticos e até matéria-prima para trabalhos específicos, como as espumas para colchões.
Seja por hobby ou profissão, dá sim para ganhar dinheiro com artesanato e é sobre isso que iremos falar aqui no artigo de hoje da JC Decor.
Continue a leitura para aprender como vender artesanato pela internet através de dicas práticas para quem está começando a usar as tecnologias ao seu favor.
Veja também: Tecido para artesanato; Melhores modelos e onde comprar
Como vender artesanato pela internet – Veja o passo a passo para começar
Com sua técnica ou nicho definido, fica mais fácil entender como vender artesanato pela internet, pois a partir disso o artesão consegue definir alguns pontos importantes do seu negócio.
Como por exemplo, o canal de vendas do seu artesanato na internet, que pode ser com a criação de um perfil nas redes sociais, loja online e até na divulgação em marketplaces.
São tantas as possibilidades de vender artesanato na internet, não é?
Por isso fizemos o passo a passo abaixo para você se aprofundar no tema.
Veja também: Artesanato com tecido para cozinha; Dicas, ideias e materiais
Defina o canal de vendas de artesanato
O primeiro passo para montar seu negócio de artesanato na internet é definindo o canal de venda.
Aqui nesta etapa, você pode escolher criar seu próprio site em uma plataforma completa que dá todo o suporte. Por isso, faça um perfil profissional nas redes sociais ou pode usar os marketplaces.
No caso da criação de um site de vendas, esse canal oferece uma maior credibilidade para o seu negócio e ajuda a otimizar o tempo com a trajetória de venda do produto.
Já nas redes sociais, elas são ótimas plataformas para divulgar seus produtos. Porém, é preciso usar de estratégias para se destacar no mercado.
Nos marketplaces o artesão tem uma plataforma prontinha para criar seu perfil, sendo esta uma ótima ferramenta para escalar o seu negócio.
A dica é que você pesquise o melhor (ou melhores) canais para divulgar sua lojinha de artesanato, avaliando as ferramentas e custos para a sua empresa.
Veja também: Ideias para ganhar dinheiro com artesanato
Monte um bom planejamento para divulgação
Após definir o melhor canal para divulgar sua empresa, é hora de montar um bom planejamento para destacar seus produtos na internet e efetuar vendas.
Aproveite para explorar as ferramentas de cada plataforma. Por exemplo, investir em post patrocinado nas redes sociais e marketing de conteúdo para posicionar seu negócio no topo dos buscadores.
É preciso de investimentos para vender artesanato na internet, montando um calendário de ações estratégicas que aumentam as suas vendas.
Tenha um portfólio de produtos artesanais para vender
Antes de divulgar os produtos na plataforma tenha um portfólio de produtos artesanais para vender.
Faça uma seleção de boas fotos dos produtos já produzidos. Seja por encomenda ou uso pessoal para teste. A imagem é um fator importante para vender na internet.
Não esqueça de colocar uma descrição favorável do produto, considerando características importantes como medidas, cores, peso e diferenciais.
Utilize uma linguagem que o seu público-alvo entenda, considerando falar também dos benefícios do seu produto.
Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados
Ofereça diferenciais na sua loja de artesanatos
Um ponto importante é oferecer diferenciais na sua loja de artesanatos. Um exemplo são as diferentes formas de pagamento e envio dos produtos.
Hoje em dia é bem comum utilizar formas de pagamento digitais através dos cartões de crédito, débito, transferência e Pix.
Aproveite as plataformas completas de site que dão toda a estrutura para formatos de pagamentos diversos e envio garantido do produto.
Caso você use as redes sociais para divulgação, aproveite os recursos de plataformas de mensagem e de pagamento para facilitar o processo de venda das peças artesanais.
Capriche nas embalagens personalizadas
Os produtos artesanais também transmitem sentimentos. Por isso, por que não caprichar nas embalagens personalizadas para suas peças?
Você mesmo pode desenvolver a embalagem do seu produto, utilizando tecidos como o TNT, feltro e tecido pelúcia.
Lojas como a JC Decor vendem rolos de tecido no atacado, que é uma forma econômica e personalizável para confecção de embalagens próprias.
Veja também tecido não tecido.
Dicas para vender artesanato na internet
Além do passo a passo prático de como vender artesanato pela internet, também separamos algumas dicas que podem ajudar a alavancar as suas vendas.
Use sempre produtos de qualidade nas produções
Os trabalhos manuais são considerados atrativos de acordo com a sua qualidade, funcionalidade e beleza.
Por isso, é importante usar produtos e ferramentas de qualidade em suas produções em geral.
Uma boa linha, tecido, tinta e até ferramentas que facilitam o trabalho contam bastante no final das suas produções artesanais
Estude o mercado e acompanhe tendências
Uma forma de se destacar entre os concorrentes é quando o empreendedor estuda o mercado e acompanha tendências.
A internet é um universo de possibilidades. Além de divulgar seu negócio, é possível estudar e aperfeiçoar suas técnicas.
Esteja sempre atualizado quanto às tendências do mercado que abrangem o seu nicho de atuação.
Aposte nos diferenciais do seu negócio
Os diferenciais do seu negócio são pontos chaves para decolar com sua empresa, aumentando as vendas e reconhecimento.
O interessante é que os artesanatos podem ser produzidos sob encomenda. Isto é, você não precisa manter um estoque como de outros negócios do varejo.
Ofereça a possibilidade de encomendar pedidos, defina um prazo para produção, entrega e forma de pagamento diferenciada.
Tenha um plano de negócio estruturado
Anote as ideias do nosso passo a passo, pense em como estruturar um bom plano de negócio estabelecendo seu nicho de atuação, público e canal de divulgação.
Claro que não é apenas estes pontos a se pensar. Existem outros pontos importantes, como o plano financeiro, operacional e plano de marketing onde entra a escolha do canal de venda.
Veja todos os modelos de tecido para sofá disponíveis na loja.
Seja referência na sua técnica de artesanato
Se a ideia é expandir as suas vendas, seja referência na sua técnica de artesanato através de estudos e aprofundamento na área.
Aprender como vender artesanato pela internet é um caminho na hora de se tornar referência. Afinal, são muitas formas de escolher entre as várias vitrines de venda de produtos para um público maior.
Aproveite para usufruir das ferramentas de cada canal e invista em ações cruciais para o destaque da sua empresa, como a descrição dos produtos de forma detalhada.
Priorize também o melhor atendimento e esteja pronto para esclarecer dúvidas para melhor experiência do seu cliente.
Conte com a JC Decor para abastecer o seu estoque de materiais e matéria-prima para fazer artesanato e boas vendas!
Veja também: Como fazer sapateira de tecido; Dicas, ideias e melhores tecidos