Este conteúdo contem:
O que é e como fazer fantoches? Se você não entende nada sobre o assunto ou mesmo que entenda um pouco, no texto de hoje, vamos explorar o tema de forma ampla para você aprender a fazer seus fantoches de forma simples e prática!
Veja também espuma para sofá.
Quantas vezes você já deixou de ter algo legal e criativo pela necessidade de comprar o objeto? No caso dos fantoches, muitas vezes deixamos de explorar o potencial de diversão e educação que eles podem proporcionar, pelo simples fato de não os ter.
Porém, construí-los é sim uma possibilidade e você poderá usar esse conhecimento para elaborar grandes historinhas para seus alunos ou até mesmo vender as peças para professoras e educadoras!
Por isso, acompanhe o texto e saiba o que é e como fazer fantoches!
Leia também: Saiba tudo sobre espumas
O que é e como fazer fantoches (usando Feltro, Espuma e Cola)
Bom, o que é e como fazer fantoches? Para isso, precisamos ir por partes. Neste texto, vamos abordar o tema de uma forma bem objetiva e dividida para que você possa compreender mais facilmente.
Um fantoche nada mais é do que um brinquedo que ganha vida na imaginação de crianças e, porque não, de adultos. Afinal, eles são peças de pano, em formato de personagens que ganham vida a partir da interpretação de uma história.
A contação dessa história, fica por parte do intérprete que, literalmente, veste o fantoche nas mãos e começa a desenvolver uma saga com início, meio e fim.
Existem diversos tipos de fantoches. Tanto aqueles feitos com tecido, os feitos em EVA e também os feitos com feltro. E não importa como eles são feitos e montados, pois o objetivo de entreter pode ser conquistado de qualquer forma! Basta usar criatividade e emoção nas histórias.
Quer aprender como fazer os seus próprios fantoches usando apenas feltro, cola e espuma? Então, veja nosso passo a passo!
Veja também todos os modelos de tecido para sofá da JC Decor.
Passo a passo de como fazer fantoches de feltro
Não há muito segredo para fazer fantoches. Na verdade, você precisará muito mais de criatividade e vontade, do que qualquer outra coisa! Sim, fantoches são objetos simples, práticos e extremamente úteis para colaborar com o desenvolvimento de crianças.
Para fazê-los, você precisará seguir estes cinco passos:
- Encontre o molde ideal para seu projeto;
- Faça os recortes do feltro de acordo com o molde;
- Monte um fantoche antes de fazer a colagem;
- Preencha com espuma nos locais indicados e necessários;
- Faça a colagem das peças no corpo do fantoche;
Além dos passos, obviamente, você precisa de materiais para executá-los! E estes materiais são os seguintes:
- Feltro de diversas cores e de qualidade;
- Tesoura;
- Estilete;
- Cola quente ou cola para tecido;
- Espumas para feltro;
- Moldes a sua escolha;
- Linha e agulha para acabamentos especiais
Com isto em mãos, é hora de começar a trabalhar! Vamos iniciar nosso primeiro fantoche? Então, acompanhe o passo a passo detalhado a partir de agora!
1- Encontre o molde ideal para o seu projeto
O primeiro passo para começarmos a montar os nossos fantoches, é encontrar um molde ideal. Sim, tudo se tornará mais fácil se você começar a criar seus fantoches a partir de um molde pré-existente. E existem diversos pela internet!
Lembre-se que você poderá optar por modelos de personagens que já existem ou mesmo personagens criados a partir do zero. Por exemplo, você pode tanto dar vida e uma história para os Minions (exemplo), ou criar um personagem de acordo com sua criatividade!
Se você nunca fez nenhum fantoche, opte por moldes fáceis no começo. Assim, você conseguirá fazê-lo sem demais problemas e conseguirá praticar, sem ter a responsabilidade de desenvolver um projeto complexo no início.
2- Faça os recortes do feltro de acordo com o molde
O passo seguinte após a escolha do molde é imprimi-lo no tamanho que você desejar e começar a recortar. Procure por moldes em que o desenho tenha um tracejado fácil de entender e, claro, com um personagem que você consiga identificar facilmente.
Você pode fazer de duas formas. A primeira, é recortando o molde em si e usando cada peça como guia para recortar o feltro. A segunda, é tracejando o molde com uma caneta sobre o feltro para, em seguida, recortar.
Recomendas a primeira opção que, no início, será mais fácil! Mas, fique livre para experimentar e testar a melhor alternativa para você, ok?
3- Monte o fantoche antes de fazer a colagem
O terceiro passo para você entender o que é e como fazer fantoches, é montar todas as partes recortadas antes mesmo de iniciar a colagem. Esta talvez seja uma das etapas mais importantes de todo o processo, pois é aqui que você verá o personagem ganhando forma antes mesmo de consolidar as peças uma nas outras.
Nesta etapa, você poderá corrigir eventuais problemas ou erros de recorte. Além de que poderá também ter uma ideia de onde colocar a cola em cada parte, o que facilitará muito o processo de forma geral. Procure deixá-lo exatamente igual ao molde, ok?
4- Preencha com espuma nos locais indicados e necessários
Nesta etapa, você deverá preencher o fantoche com as espumas necessárias. Vale lembrar que nem todos os fantoches precisam de espumas, ok? Isto dependerá de modelo para modelo. Cada personagem pode ganhar vida de uma forma diferente!
Mas, se o molde e o formato final pedir enchimentos com espuma, é agora que você precisa fazer, depois dos recortes e medições. Por exemplo, se o seu personagem tiver um bigode e você quiser preenchê-lo com espuma, basta recortar duas vezes a peça do bigode, colar ambas juntas e deixar um pequeno vão para encher de espuma.
Outra opção que também pode ser usada para fechar a peça com enchimento, é a costura. Neste caso, costure as duas partes do bigode juntas e também deixe um vão para a espuma. Depois, vire a peça ao contrário de modo que a costura fica para dentro, preencha com a espuma e feche. Prontinho!
Veja aqui tudo sobre espumas.
5- Faça a colagem das peças no corpo do fantoche
Depois que todos os passos anteriores estiverem feitos, vem a parte mais “fácil”: a colagem! Nesta etapa, tudo que você vai precisar fazer, é pegar a cola de tecido ou cola quente e juntar as partes de acordo com o molde e com a pré-montagem que você fez anteriormente.
Tome cuidado para não colar as peças no lugar errado para não ter que danificar seu fantoche posteriormente.
Dicas importantes para conseguir fazer seu fantoche
Agora que você já entendeu o que é e como fazer fantoches, vamos a mais algumas dicas importantes que você precisa considerar na hora de colocar seu projeto em prática.
Na verdade, não existe “regra” para fazer fantoches. O que existe, é um método que deve ser seguido para que não hajam problemas. Mas, você pode muito bem criar seus próprios personagens de acordo com sua criatividade e gosto pessoal! Entretanto, recomendamos o seguinte:
- Comece por um modelo simples;
- Não desista se o primeiro ficar feio ou não der certo;
- A sua criatividade pode ditar seu ritmo de criação;
Vamos entender cada um destes pontos a partir de agora. Acompanhe!
Comece por um modelo simples para pegar prática
Já mencionamos isto durante o texto. Começar por um modelo simples, fará com que você consiga adquirir muita experiência e prática com o feltro e demais materiais manuais. Além de que, você não sentirá a “obrigação” de deixar o fantoche idêntico ao molde, pois não haverá complexidade.
Com o tempo, você poderá aprofundar as técnicas e construir fantoches cada vez mais ricos em detalhes.
Não desista no primeiro erro
Este é um ponto que poucas pessoas comentam: É provável que você não tenha bons resultados no começo. Talvez seu primeiro fantoche não fique como você esperava e não há problema nisso, pois você está aprendendo, ok?
Por isso, não desista logo na primeira montagem. Se você sentir dificuldade, pegue um modelo simples – conforme o tópico anterior – e tente novamente!
Deixe a criatividade fluir e faça seus próprios moldes
E, por último, aquilo que consideramos mais importantes na arte de criar fantoches: a criatividade! Por mais que você possa construir personagens já existentes e conhecidos das crianças, não deixe de explorar sua criatividade para dar vida a suas ideias.
A originalidade muitas vezes será o ponto alto de uma historinha com fantoches e, certamente, sua audiência ficará muito engajada! Fantoches são excelentes alternativas para educar e ativar a imaginação das crianças. E, mesmo que você não seja uma professora, saiba que poderá vender sua arte futuramente.
Por isso, aproveite nosso passo a passo e mãos a obra!
Veja também todos os modelos de tecido para sofá da JC Decor.