Este conteúdo contem:
Por mais que seja um revestimento que possui uma alta resistência principalmente se cuidado corretamente, chega um momento que a cerâmica precisa ser trocada devido a danos, riscos e outros. Diante disso, a pergunta a respeito se o piso vinílico autocolante sobre cerâmica é realmente possível se torna bastante frequente.
Até porque, hoje o piso vinílico é um dos revestimentos com o melhor custo-benefício, possuindo uma fácil aplicação e com a capacidade de mudar por completo um ambiente.
Inclusive, diferente de cerâmicas e outros revestimentos, aqui você não vai precisar de cimento, mão de obra especializada e dentre outros.
Caso você não saiba, o piso vinílico tem sua formação realizada através de placas PVC de alta resistência.
No entanto, será que em um ambiente onde já existe uma camada de cerâmica, se torna possível adicionar esse tipo de piso?
Veja a seguir as principais informações sobre isso e obtenha os melhores resultados.
Leia também: Quanto custa piso vinílico? Veja piso vinílico preço m2 e colocado!
Vídeo: como aplicar vinil adesivo sobre cerâmica
É possível colocar piso vinílico autocolante sobre cerâmica?
Sim, se você já tem uma camada de revestimento no piso, que nesse caso é a cerâmica, saiba que é possível colocar piso vinílico por cima.
Até porque, a cola presente ainda sim consegue se fixar bem sob a cerâmica, conseguindo trazer um bom acabamento.
Inclusive, hoje a maioria das pessoas procuram por esse tipo de piso justamente para cobrir áreas com cerâmica, em especial nos casos em que ela já está desgastada, com partes quebradas ou até mesmo com partes encardidas e arranhadas.
No entanto, no caso de aplicar o piso vinílico autocolante sobre a cerâmica você precisa ficar atento a alguns detalhes, principalmente em relação ao desnível.
Veja também como limpar piso vinílico.
O ideal para conseguir um melhor acabamento é garantir que o piso que o vinílico será colado esteja nivelado, não possuindo imperfeições.
Assim, em muitos casos o aconselhado é realizar as devidas correções antes da aplicação definitiva.
Além disso, de acordo com o próprio fabricante, caso a cerâmica seja ela o porcelanato ou a comum, esteja com rejunte maior que 3mm, será necessário também o nivelamento.
Veja também: piso vinílico autocolante.
Quais superfícies posso colocar o piso vinílico autocolante?
Sabendo que o piso vinílico autocolante sobre cerâmica é algo totalmente possível, você pode se perguntar em quais outras superfícies ele pode ser aplicado.
Até porque, nem sempre o piso vinílico é algo colocado logo após a construção do piso, sendo algo usado principalmente para substituir um revestimento já velho, trazendo novamente brilho e uma estética adequada ao ambiente.
E para isso, o piso vinílico autocolante hoje tem a capacidade de ser colocado em diversas superfícies diferentes, obtendo bons resultados, como:
- Contrapiso;
- Cerâmicas;
- Porcelanato;
- Cimento queimado.
No entanto, em todos os casos é essencial que o piso esteja devidamente nivelado e sem imperfeições para o melhor acabamento e fixação.
Lembrando que o acabamento em qualquer um desses, com as devidas correções, fica surpreendente e muito bom.
Veja também: Piso vinílico autocolante preço m²: Veja quanto custa para fazer na sua casa!