Como abrir uma estofaria | Dicas, ideias e por onde começar

Se você quer aprender como abrir uma estofaria, está no lugar certo. Por aqui, a JC Decor vai te ajudar a ter algumas boas ideias de como começar ainda hoje a planejar a sua estofaria. Veja dicas e passo a passo de como abrir uma estofaria.

No entanto, antes mesmo de abrir uma estofaria, é preciso considerar alguns outros aspectos que também estão relacionados ao projeto, como: plano de negócios, potenciais clientes e mercado.

Nunca abra um negócio somente por abrir. Estude o mercado e entenda se esse é realmente um mercado promissor. E ainda, se você tiver alguma experiência na área, esse é um bônus que vai te ajudar muito.

Portanto, continue lendo e saiba mais sobre como abrir uma estofaria.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Como abrir uma estofaria?

como abrir uma estofaria

Para aprender como abrir uma estofaria, você vai precisar seguir algumas dicas e ideias práticas que vão te ajudar com o projeto. Afinal, uma estofaria pode ser um negócio altamente promissor e rentável.

Mas para que o negócio seja realmente promissor e rentável, é muito importante que você entenda mais sobre plano de negócios, divulgação e marketing em si.

Se você é um bom estofador, o marketing do boca a boca será uma das suas melhores ferramentas. Essa ferramenta te leva muito longe, uma vez que o marketing do boca a boca tem muito poder de confiança e credibilidade.

Mas falaremos mais sobre isso mais adiante. Antes, veja algumas dicas de como abrir uma estofaria:

  • Entenda como funciona o mercado.
  • Escolha um nicho de atuação inicial.
  • Escolha um lugar amplo.
  • Veja as legalizações necessárias.
  • Pesquise sobre os equipamentos que você vai precisar.
  • Faça contato com possíveis fornecedores.

A seguir, veja essas dicas na prática.

Entenda como funciona o mercado

O mercado de estofaria é muito grande. Existem muitas oportunidades para que você trabalhe prestando serviços e oferecendo produtos.

No entanto, é preciso entender mais sobre isso e como você poderá, de fato, ganhar dinheiro com estofaria.

Se você já tem alguma experiência na área de estofaria, uma das melhores maneiras de conquistar o mercado é aproveitando essa experiência. Afinal, você já conhece o “caminho das pedras”.

No entanto, se você ainda não tem experiência nenhuma, busque uma consultoria de mercado e entenda como funciona a área.

Veja qual é o potencial de retorno para o seu negócio e estime quantos anos ou meses você vai precisar até que o negócio, de fato, prospere.

Escolha um nicho de atuação inicial

Não existe o “melhor” nicho de atuação no ramo de estofaria. No entanto, o ideal é que você comece fazendo aquilo que você já sabe. Se você já trabalhou na área, aproveite o seu conhecimento e foque nele.

No início, evite pulverizar demais o seu negócio e os seus serviços. Seja especialista em determinado tipo de serviço para encontrar clientes e começar a abastecer o caixa da empresa.

Depois, sim, você vai aprimorando o seu negócio e vai encontrar novas oportunidades de negócio. O importante, no início, é ter foco. Depois, você pode ampliar o leque.

como abrir uma estofaria

Escolha um lugar amplo

Agora que você já conhece o mercado e já sabe que tipo de serviço vai oferecer no início da sua jornada, é importante encontrar um espaço para realizar os serviços.

Serviços de estofaria geralmente requerem um espaço amplo. Por isso, busque um espaço que entregue essa amplitude que você precisa. Seja para estocar material ou para organizar a oficina em si.

Lugares muito pequenos tendem a deixar o serviço complexo e você não vai ter o conforto que precisa para trabalhar. Mas no início, talvez, a garagem da sua casa seja o melhor lugar.

Lembre-se: no início, você tem que fazer as coisas darem certo. O dinheiro você vai ganhar depois.

Veja as legalizações necessárias

As legalizações necessárias são, de fato, necessárias. Ou seja, é fundamental que você entenda mais sobre os processos jurídicos acerca do seu negócio de estofaria.

Por mais que você não entenda muito sobre o assunto, saiba que é fundamental buscar conhecimento sobre o assunto. Principalmente se você vai contratar mais pessoas para trabalhar com você e se você vai receber clientes no ambiente.

Será preciso uma série de alvarás de licença, além de que você vai precisar, também, de licenças de bombeiros. Busque um profissional de contabilidade para te assessorar com isso.

Pesquise sobre os equipamentos que você vai precisar

Até aqui, você já entendeu que precisa ter conhecimento do mercado, da parte Legal e também precisa de uma estrutura adequada para abrir a sua estofaria.

No entanto, além disso, você também vai precisar de equipamentos. Máquinas de costura, grampeador de tapeceiro ou industrial, ferramentas como prego, martelo e madeira e por aí vai.

Faça uma lista de tudo e compre esses materiais para o seu primeiro dia de trabalho. Esse pode ser um investimento pesado, principalmente se você vai comprar equipamentos industriais.

No início, comece pelo básico.

Faça contato com possíveis fornecedores

E por fim, você vai precisar começar a encontrar os fornecedores para o seu negócio. Isso, na verdade, deve começar ainda muito antes de colocar a sua loja/estofaria em prática.

Você deve buscar fornecedores que possam entregar materiais e suprimentos que você precisa, de acordo com o seu plano de negócios. Faça orçamentos e encontre boas oportunidades no mercado.

Aqui na JC Decor, por exemplo, você poderá comprar uma série de equipamentos para começar a sua estofaria. Somos fornecedores de tecidos, couros, ferramentas e muitas outras coisas.

Conte com a gente para dar os primeiros passos para abrir a sua estofaria.

dicas para estofadores

Como divulgar e aparecer para potenciais clientes

Agora que você já começou a pensar na sua estofaria ou mesmo se você já começou a colocá-la em prática, é hora de pensar em marketing e divulgação.

Este é um dos fatores mais importantes para começar já com o pé direito. Afinal, é a partir disso que você poderá encontrar novos clientes para começar a fazer o seu negócio andar.

Se você já tem alguma experiência, vai ser mais fácil. Afinal, possivelmente você já tem alguns clientes na sua carteira e as coisas vão andar mais rapidamente.

Veja algumas dicas:

  • Esteja nas redes sociais.
  • Produza conteúdo para o seu negócio.
  • Tenha um ambiente agradável.
  • Seja o melhor no que você faz (e você ganhará com indicações).
  • Entenda como a sua concorrência trabalha.

A seguir, veja essas dicas na prática.

Esteja nas redes sociais

Estar nas redes sociais é muito importante. Se você já começou a colocar o seu negócio em prática e de pé, é fundamental começar a pensar nas estratégias de marketing.

Hoje, é “chover no molhado” falar que você precisa levar o seu negócio para a internet. Por isso, não perca tempo: é fundamental que você tenha um perfil nas redes sociais para divulgar o seu trabalho.

Deixe botões bem acessíveis, faça com que as pessoas entrem em contato com você de maneira rápida e assim você terá muito mais clientes no médio e longo prazo.

Produza conteúdo para o seu negócio

Produzir conteúdo na internet é muito importante. Assim como este artigo que você está lendo aqui, o conteúdo na internet ajuda pessoas e, com isso, você tem mais chances de encontrar novos clientes.

Você pode divulgar vídeos, fotos e ideias nas suas redes sociais. Explique como você trabalha, mostre processos e ensine as pessoas a construírem alguma coisa com base no seu conhecimento em estofaria.

Não tenha medo de “ensinar” as pessoas a consertarem um estofado, por exemplo. Elas vão preferir, ainda assim, fazer o trabalho com você. Afinal, elas verão o quão é difícil e o quanto um profissional é indispensável.

como ser um estofador

Tenha um ambiente agradável

Se você vai montar uma estofaria, é fundamental pensar no bem-estar dos seus clientes e potenciais clientes. Ou seja, construa um espaço confortável e que seja muito atrativo para as pessoas.

Por mais que uma estofaria não seja o lugar ideal para levar os clientes, ainda assim, você pode criar um ambiente adequado para que as pessoas sejam bem-vindas.

Veja como:

Oficina

A oficina da sua estofaria é o lugar onde as coisas acontecem. Ou seja, é o lugar de colocar a mão na massa, de fazer sujeira e ficar a vontade para realizar o melhor trabalho possível.

Por isso, esse lugar deve ser separado. Ou seja, deve ser um lugar independente de onde seus clientes possam visitar. Se você quiser levar clientes a oficina, mantenha um ambiente adequado para isso.

Loja

A loja, portanto, é o lugar certo para levar seus clientes. Monte um espaço reservado e a parte da oficina. Um lugar onde você possa atender os clientes, fazer orçamentos, apresentar mostruários e muito mais.

Ter um cantinho pra isso, inclusive, é importante do ponto de vista Legal. Afinal, você não pode levar pessoas para um ambiente de corte, sujeira e barulho, como é o caso de uma oficina.

Seja o melhor no que você faz (e você ganhará com indicações)

O marketing boca a boca é um dos melhores de todos. Com ele, você terá a oportunidade de encontrar clientes de maneira rápida, prática e muito eficiente.

Mas para que o marketing boca a boca funcione, é fundamental que você seja muito bom naquilo que você faz. Ou seja, você precisa ser realmente acima da média em vários quesitos. Tanto técnicos, como de atendimento.

Portanto, busque entender mais sobre como atender clientes, deixe-os a vontade e certamente você será recomendado no futuro. A recomendação é uma das melhores maneiras de encontrar novos clientes.

trabalhar com estofaria

Entenda como a sua concorrência trabalha

Você já parou para pensar que, para ser o melhor em alguma coisa, é preciso entender como a sua concorrência trabalha? Sim, essa é uma das melhores maneiras de construir uma estratégia eficiente.

Afinal, você poderá encontrar pontos fracos e construir pontos fortes a partir de uma análise racional da sua concorrência. Aproveite o que você faz de melhor para fazer ainda melhor.

Lembra do marketing boca a boca? Isso vai te ajudar a atingi-lo.

Fornecedor para loja de estofaria

Uma das melhores maneiras de como abrir uma estofaria, é justamente considerando encontrar bons fornecedores para ela. Afinal, o fornecedor muitas vezes faz o negócio prosperar.

Se você não tiver um fornecedor adequado, muitas vezes você vai perder clientes. Afinal, pode ser que você precise de determinados materiais em períodos específicos.

E ser bem atendido a partir desse ponto de vista é importantíssimo para garantir a saúde do seu negócio.

Portanto, aqui vão algumas dicas de como encontrar bons fornecedores para a sua estofaria:

  • Tenha um mostruário robusto.
  • Evite trabalhar com produtos de baixa qualidade.
  • Compre em volume quando necessário.
  • Pense em uma logística prática para receber mercadorias.

Veja essas dicas na prática a seguir.

Tenha um mostruário robusto

O mostruário de um fornecedor é o que vai tornar o projeto mais atraente. Afinal, um bom mostruário garante uma série de possibilidades para o cliente e isso ajuda a encher os olhos dele.

Monte o seu mostruário de acordo com as necessidades de mercado e de acordo com a sua experiência. Mantenha no mostruário os itens que mais saem.

No entanto, não deixe de oferecer itens que estejam em alta ou que possam, de alguma forma, encher os olhos dos clientes. Quantidade, nesse caso, ajuda a trazer credibilidade.

Mas não esqueça da qualidade!

Evite trabalhar com produtos de baixa qualidade

Produtos de baixa qualidade tendem a deixar um serviço mais barato. E isso é muito bom em um primeiro momento. No entanto, no longo prazo é péssimo.

Por isso, evite ao máximo trazer produtos de baixa qualidade para o seu projeto de estofaria. Não ofereça tecidos ruins ou coisa do tipo. O barato pode sair caro. Inclusive, poderá manchar a sua imagem.

abrir uma loja de estofamento

Compre em volume quando necessário

Comprar produtos em volume para a sua estofaria pode ser uma boa ideia em algumas situações. Por exemplo, se você sabe que determinado tecido sai muito, aproveite para comprá-lo e deixá-lo estocado.

No entanto, cuidado: não compre produtos que tenham saídas difíceis. Para esses produtos, prefira fazer compras pontuais e sob demanda. Se o seu cliente escolher determinado tecido, somente então compre-o.

Pense em uma logística prática para receber mercadorias

E por fim, pense em uma logística prática para receber os produtos de seus fornecedores. Encontre fornecedores que possam te atender de acordo com o que você precisa de tempo e prazo de entrega.

Crie um sistema de logística que atenda bem as necessidade de serviços que você tem. No começo, encontrar essa logística adequada pode ser difícil. Afinal ,você ainda não tem muitos clientes e um padrão é difícil de ser enxergado.

Conte com a JC Decor para encontrar os melhores itens para você começar a montar a sua estofaria.

A JC Decor é fornecedora para estofaria há muitos anos. Estamos em BH, mas entregamos para todo Brasil a partir da nossa loja virtual.

Entre em contato com um de nossos vendedores para fazer um orçamento.

Deixe um comentário

× Dúvidas?