Este conteúdo contem:
Aprenda aqui como calcular tecido para cortina, usando um passo a passo simples e prático de acordo com suas necessidades. Para esse cálculo de metro de tecido para cortina você vai precisar de uma trena, papel, caneta e uma calculadora.
Fazer uma cortina sob medida é uma forma autêntica de decorar a casa. Você tem a liberdade de combinar cores, estampas e tecidos para atender suas expectativas.
Além disso, as cortinas são utilizadas em qualquer tipo de ambiente, podendo servir como proteção para a luminosidade do ambiente e privacidade.
Portanto, se você quer aprender como calcular tecido para cortina, continue a leitura e separe os materiais para o passo a passo.
Veja também tecidos para confecção de cortinas.
Como calcular tecido para cortina
Antes de seguir para o passo a passo de como calcular tecido para cortina é preciso separar os materiais, como:
- Trena ou fita métrica;
- Caneta;
- Papel;
- Calculadora.
Feito isso, é hora de se atentar a três fatores fundamentais: a medida da janela, consumo de tecido e o detalhe do franzimento da cortina para sua casa. Siga o passo a passo.
Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas
Meça as medidas da janela
Use a fita métrica ou trena para fazer as medidas da janela, meça o comprimento e a largura considerando detalhes como posicionamento do varão ou trilho para instalação da cortina. Com as medidas anotadas acrescente 15 a 20 cm de cada lado da janela, como no comprimento e largura.
Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados
Faça o cálculo de acordo com o tecido
A partir das medidas da janela, é hora de fazer o cálculo da cortina de acordo com o tipo de tecido. Os tecidos como o jacquard, tafetá, algodão e linho são mais encorpados, por isso o resultado do cálculo da janela deve ser multiplicado por dois.
Exemplo: Janela com largura de 2m (com as medidas acrescentadas) x 2 = 4 metros de tecido para cada lado da cortina.
No caso de tecidos mais finos como o voil, o cálculo de tecido para fazer uma cortina sob medida deve ser multiplicado por 3. Assim, o tecido terá mais volume e sua cortina terá um resultado mais franzido.
Veja todos os modelos de tecido para sofá disponíveis na loja.
Defina o comprimento e altura da cortina
Após decidir qual tecido usar na confecção da sua cortina, acrescente mais centímetros à barra e parte superior do varão.
No comprimento e parte superior da cortina acrescente a soma de 15 a 20 cm a mais no cálculo. Considere uma altura de 25 a 30 cm acima da janela, independente do tamanho da cortina. Baseie-se nesse detalhe.
Para a parte superior da cortina, considere uma medida para o modelo de acabamento. Como as presas no varão, franzido com franzidor, franzir com pregas e entretela para ilhós.
Quantidade de tecido para comprar
Para saber a quantidade exata de tecido para confeccionar sua cortina faça uma multiplicação simples da altura e largura total.
Exemplo: 2,55 de largura X 6,00 m de altura para a cortina= 15,30m2.
A dica é sempre arredondar pra cima o tamanho do tecido. Nesse exemplo, você vai precisar comprar 15,5m2 ou 16m2 de tecido para produzir uma cortina. Se optar por acrescentar um forro, o cálculo do tecido para cortina é o mesmo.
Agora você já sabe como calcular tecido para cortina. Encontre aqui tecidos para seu projeto com o tamanho ideal que você necessita.
Conte com a JC Decor para comprar tecidos online. Entregamos para todo Brasil com frete rápido e seguro.
Veja também: Tecido para cortina; Qual é o melhor? Entenda!