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Aprender como ser um estofador é um dos passos mais legais para quem quer mergulhar nessa profissão. Afinal de contas, é uma profissão quase artística e que demanda um cuidado e esmero muito grande para os acabamentos.
Reformar um estofado ou mesmo reformar uma poltrona é, sem dúvida nenhuma, um trabalho minucioso. No início, pode ser difícil. Mas quando você pega o jeito, a coisa anda.
Neste artigo, portanto, a JC Decor vai te ajudar a entender um pouco mais sobre como ser um estofador. Veja algumas dicas, ideias e como começar a investir na área.
A JC Decor é fornecedora de materiais para estofadores e queremos que você tenha uma boa jornada no seu trabalho.
Veja também onde comprar pés para sofá.
Como ser um estofador
Para aprender como ser um estofador, você precisa levar em consideração que a área é muito cobiçada.
Afinal, se pode ganhar muito bem com este trabalho. Mas para você atingir o máximo de performance, muita experiência e nome no mercado são necessários.
Se a sua cidade ainda não tem um estofador, então você pode começar a trabalhar com isso. Certamente os serviços vão aparecer, pois é algo que todo mundo precisa.
Se a sua cidade já tem um estofador, você pode começar a trabalhar abraçando áreas que o estofador local não abraça. Assim você pode entrar no mercado aos poucos.
A seguir, veja algumas dicas de como ser um estofador:
- Aprender é o primeiro passo.
- Aproveite a sua experiência.
- Entenda o mercado – que tipo de serviços oferecer?
- Escolha um local adequado para trabalhar.
- Observe a questão Legal.
- Encontre bons fornecedores para o seu projeto.
- Tenha um mostruário que encha os olhos do cliente.
- Seja especialista em algum tipo de serviço (seja o melhor).
- Ganhe com o marketing de indicação.
Veja essas dicas na prática e comece ainda hoje a planejar o seu trabalho.
Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados
Aprender é o primeiro passo
O primeiro passo, sem dúvida nenhuma, é aprender. Ou seja, você deve começar estudando para entender e aprender tudo que você puder sobre esse mercado.
Aprender como ser um estofador é, sem dúvida nenhuma, algo muito legal para começar a ganhar dinheiro. Os serviços de estofador podem ser muito bem remunerados, desde que haja percepção de valor.
Ou seja, aprender é importantíssimo. Tente ser o melhor que você pode ser. Principalmente se já houver concorrência na região. Neste caso, você precisa ser tão bom ou melhor.
Aproveite a sua experiência
Se você já trabalhou como estofador em algum lugar e tem alguma experiência na área, então você precisa aproveitar essa experiência. Ou seja, você precisa considerar o que você já sabe e começar por isso.
Começar um negócio com a própria experiência que você já teve em algum trabalho é a melhor maneira de começar de maneira correta. Afinal, você já sabe os “caminhos das pedras”.
Se você é um profissional muito competente no que faz, comece a oferecer esses serviços de maneira individual. Foque no que você já sabe fazer e depois aprimore e invista em outras áreas.
Foco no início é fundamental.
Entenda o mercado – que tipo de serviços oferecer?
No começo, é muito importante que você foque muito nos serviços básicos e essenciais. Ou seja, que tipo de serviços você quer oferecer para o seu cliente ou potencial cliente?
É muito importante focar muito no que eles estão precisando. O mercado é sobre oferta e demanda. Ou seja, aquilo que as pessoas precisam é o que mais vai vender. Pois elas já precisam daquilo.
Por isso, estude o mercado. Entenda quais são as necessidades básicas do dia a dia. Foque no que vai trazer dinheiro recorrentemente para o caixa da empresa.
Depois, expanda as ideias, serviços e produtos.
Escolha um local adequado para trabalhar
Se você já tem alguma experiência na área, sabe que o ambiente de trabalho é fundamental para render o serviço. Um ambiente apertado, pequeno e sem iluminação é muito prejudicial para a qualidade final do produto.
Então, se você vai começar a ser um estofador, considere ter um lugar adequado para trabalhar. No início, pode ser a garagem da sua casa. Mas precisa ser um lugar organizado.
Não deixe as coisas espalhadas por aí. Crie um fluxo de trabalho para que você possa acessar as ferramentas rapidamente. A iluminação é também importante.
Observe a questão Legal
Todo negócio requer uma adequação Legal. Se você vai ser um estofador, isso não é diferente. Mesmo que você vá trabalhar sozinho e sem funcionários, ainda assim, é importante estar em dia com os alvarás e tudo mais.
Esse tipo de coisa é bem chatinha de lidar. Mas é preciso. Por isso, desde muito cedo é preciso que você veja o que precisa para se manter legalizado.
Caso contrário, depois que as coisas já estão andando, pode ser mais difícil de regularizar e pode ser que você tenha que pagar multas ou coisas do tipo.
Encontre bons fornecedores para o seu projeto
Um bom estofador é um bom estofador muito por conta de suas possibilidades de lidar com clientes e demandas. Ou seja, por mais que você saiba como fazer algo, se não tiver as ferramentas necessárias, as coisas não vão andar.
Por isso, uma das dicas iniciais para quem quer ser um estofador, é: busque por fornecedores confiáveis. Entenda como eles trabalham e veja como poderá comprar as coisas de maneira ágil.
Muitas vezes um cliente vai fechar com você justamente pela agilidade do fornecedor. Você poderá fazer um prazo mais interessante para o cliente, pois sabe que pode contar com o fornecimento dos materiais.
A JC Decor é fornecedora para estofadores. Conte com a gente para comprar todos os materiais que você precisa para começar e também para abastecer o estoque.
Tenha um mostruário que encha os olhos do cliente
O mostruário é um dos pontos altos de um bom estofador.
Afinal de contas, é a partir do mostruário que muitos serviços são fechados. Pois isso enche os olhos do cliente e deixa ele com vontade de ter um sofá assim ou assado.
Portanto, invista em um bom mostruário. Ofereça um material robusto, completo e muito bonito para o seu cliente apreciar.
Deixe que ele encontre ótimas oportunidades de reformas de estofados lá dentro e, assim, você poderá fechar mais clientes no longo prazo.
Aqui no blog, já temos um artigo sobre o assunto. Veja: Mostruário de estofador – A importância de ter um!
Quanto mais tecidos no mostruário, mais completo ele fica. Logo, mais possibilidades de reformas você poderá oferecer.
Seja especialista em algum tipo de serviço (seja o melhor)
A melhor maneira de entrar em um mercado que já tenha outros profissionais, é sendo o melhor naquilo. Ou seja, você deve trabalhar arduamente para ser melhor do que a concorrência.
No longo prazo, é isso que vai fazer toda a diferença para você ganhar espaço. Afinal, as pessoas começam a perceber quem tem o melhor serviço, o melhor atendimento, o melhor ambiente e por aí vai.
Ser especialista em determinado serviço ajuda muito. Assim você não pulveriza o que você oferece e se torna especialista em determinado tipo de serviço.
As pessoas adoram especialistas.
Ganhe com o marketing de indicação
O marketing de indicação é um dos melhores de todos. Com ele, você pode ganhar inúmeros clientes da noite para o dia. Afinal, a indicação tem um peso fortíssimo do ponto de vista de confiança e credibilidade.
Quem indica geralmente é uma pessoa próxima da que pede a indicação. Logo, essa pessoa vai confiar na indicação. E as chances de você fechar mais serviços são muito grandes.
Mas para que isso aconteça, obviamente, você precisa oferecer um trabalho de altíssimo nível. Você precisa ser muito bom no que você faz e, assim, muitos clientes vão chegar a partir da indicação.
Como divulgar um trabalho de estofador
Agora que você já sabe quais são os primeiros passos e como começar a trabalhar com estofamentos, é hora de pensar na divulgação do negócio.
Afinal, mesmo que você trabalhe sozinho, ainda assim é um negócio. Você é um microempreendedor. E isso requer alguns esforços de marketing para conseguir chegar em novos clientes.
Veja algumas dicas:
- Invista nas redes sociais.
- Anúncios no Google para estofador.
- Faça anúncios nas redes sociais.
- Faça o seu nome na sua cidade.
- O seu trabalho vai render indicações.
A seguir, veja essas dicas na prática.
Invista nas redes sociais
As redes sociais precisam ser um dos carros-chefe do marketing do seu negócio. Afinal, hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais nas redes sociais.
Elas usam as redes sociais para se informarem e para buscarem serviços e produtos. Por isso, você precisa estar posicionado como um estofador para que as pessoas possam chegar até você.
Produza conteúdo por lá, mostre o que você faz, responda dúvidas, ensine coisas e por aí vai. O objetivo é se conectar com as pessoas. Aos poucos, elas vão se tornar clientes.
Anúncios no Google para estofador
Os anúncios no Google para estofador são boas alternativas para quem quer aparecer na hora certa, no lugar certo. Afinal, anunciar no Google é uma maneira muito sólida de encontrar novos clientes.
Se você anunciar no Google, as pessoas vão procurar por “estofador na cidade X”, e você vai aparecer para elas. É como se fosse uma “lista telefônica”.
Contrate um especialista em anúncios online para que o seu projeto de estofador seja levado adiante. Você vai captar muitos clientes com isso.
Faça anúncios nas redes sociais
Os anúncios nas redes sociais também são importantes. Você poderá veicular anúncios pontuais para que eles apareçam somente para pessoas próximas ao seu negócio.
Esses anúncios geralmente são muito baratos, uma vez que você pode fazer com que esses anúncios apareçam em lugares específicos.
Principalmente quando você já sabe quem é o seu público, anunciar dessa maneira é muito barato e eficiente.
Faça o seu nome na sua cidade
Fazer o seu nome na cidade que você trabalha é uma maneira muito interessante de conseguir mais clientes. Lembra do marketing de indicação? Pois é. Isso vai começar a acontecer com uma certa frequência.
Tente ser o melhor que você pode ser na sua cidade. Seja especialista, trabalhe as redes sociais e mostre exatamente o que você faz. Isso vai criar uma imagem promissora sobre o seu trabalho.
O seu trabalho vai render indicações
O marketing de indicação é um dos melhores para os estofadores. Afinal, as pessoas que indicam geralmente são próximas das que pedem indicações.
Ou seja, isso gera uma confiança muito grande e as chances de você fechar trabalhos aumentam.
Mas para receber indicações, você deve fazer o melhor trabalho em cada pedido que você recebe na sua oficina. O atendimento tem que ser acima da média e os acabamentos devem ser perfeitos.
Vale a pena ser um estofador?
Sim, vale a pena. No entanto, para valer a pena, você precisa estudar muito e entender muito bem o mercado. É importante que você saiba exatamente como as coisas funcionam.
O valor que você poderá cobrar pelos serviços vai depender da qualidade do seu trabalho. Além disso, observar a concorrência é também importante.
Um valor barato ou caro é relativo. Tudo vai depender do seu estilo de trabalho. Por isso, trabalhe para entregar valor ao seu cliente.
Materiais para começar a trabalhar com estofaria
Alguns materiais são muito importantes para começar a trabalhar com estofaria. Alguns deles, são esses aqui:
- Tecidos.
- Grampeador de tapeceiro.
- Ferramentas em geral.
- Espumas.
- Madeiras.
- Mostruário.
É claro que esses são apenas alguns dos materiais que você vai precisar. Afinal de contas, para trabalhar com estofaria alguns projetos vão pedir materiais específicos.
Mas ter o básico, no início, é o que você precisa. E se você vai oferecer algum serviço específico e especializado, foque nos materiais para esse serviço.
O resto das coisas, você pode ir comprando aos poucos. Assim você pode ir trabalhando, fazendo algum caixa e depois pode comprar o resto das coisas que você precisa.
Conte com a JC Decor para comprar os materiais que você precisa para começar a trabalhar. Somos um fornecedor para estofarias e estofadores.
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