Envelopamento de móveis e geladeiras – Dicas de como fazer

O envelopamento de móveis e geladeiras é uma técnica muito utilizada principalmente por pessoas que buscam uma otimização de recursos e, claro, uma reutilização daqueles objetos que esteticamente já estão comprometidos.

Na verdade, isso não é novidade nenhuma. Afinal, o envelopamento de objetos é conhecido desde muitos anos. Seja na hora de encapar cadernos escolares ou mesmo forrar aquela gaveta antiga e com aparência de velha.

Porém, visto que a tendência chegaria inclusive para móveis, hoje já podemos encontrar inúmeros tipos de papel contact e outros materiais para que o envelopamento possa ser feito por você mesmo. Tudo que você vai precisar é de um produto de qualidade, que poderá encontrar na JC Decor e, claro, de um pouco de conhecimento.

Veja quanto custa a mão de obra para envelopar geladeira.

Por isso, no texto de hoje, vamos te dar algumas dicas práticas de como fazer este envelopamento. Acompanhe!

envelopamento de móveis e geladeiras

Envelopamento de móveis e geladeiras – Como fazer?

Bom, por onde começar o envelopamento de móveis e geladeiras? Basicamente, você precisará seguir um “rito” de acordo com os seus objetos em questão. Antes de mais nada, vale lembrar que nem todos os objetos serão feitos da mesma forma. Ou seja, você precisará comprar papel contact de acordo com sua necessidade.

Além disso, alguns móveis e geladeiras podem ter superfícies que dificultem a colagem. Por isso, vamos indicar algumas técnicas para que o processo fique mais facilitado para você e para quem for lhe ajudar. Mas, não se preocupe, pois não é nenhum bicho de “sete cabeças”, como diria o ditado. Você poderá decorar e rejuvenescer seus móveis sem nenhum problema.

Os passos para o envelopamento de móveis e geladeiras são os seguintes:

  1. Tire as medidas;
  2. Deixe o adesivo com uma margem extra;
  3. Limpe a superfície com um desengordurante;
  4. Molhe a superfície para aderir melhor o adesivo;
  5. Cole o adesivo com a ajuda de uma espátula;
  6. Corte as beiradas que sobraram para fazer o acabamento;
  7. Dica extra: Use um secador para eliminar as bolinhas;

Basicamente o que você precisará fazer, é seguir estes sete itens em ordem lógica. Assim, você garantirá a excelência do serviço. Caso você sinta dificuldades para o processo, saiba que é normal. Principalmente se você nunca tenha feito algo parecido.

Os trabalhos manuais e de artesanato geralmente levam algum tempo até serem bem absorvidos pelo nosso inconsciente. Mas, caso dê errado de primeira, não desista! Afinal, você está a poucos passos de ter um móvel ou geladeira novinhos em folha.

Vamos, a partir de agora, entender cada um dos pontos acima de forma detalhada. Acompanhe!

envelopamento de móveis e geladeiras

Tire as medidas do móvel ou geladeira

O primeiro passo para o envelopamento de móveis e geladeiras, obviamente, é a tirar as medidas. Este é um processo que talvez possa ser um pouco mais “chatinho” de ser feito, pois requer muita atenção. Porém, ele é crucial para que tudo dê certo no fim. Lembre-se que para concluir um trabalho de forma positiva, precisa-se de um começo promissor.

E as medidas fazem parte deste começo. Para isso, pegue uma trena ou uma régua escolar (dependendo do tamanho do móvel) e tire as medidas quadradas de todas as áreas que você irá envelopar.

Meça a altura e a largura de cada superfície para saber exatamente quantos metros de papel contact você precisará comprar. Dica extra: compre sempre um pouquinho a mais para não ter a chance de faltar, caso haja qualquer tipo de erro de recorte ou medidas! E também, vamos precisar de um pouco de papel extra para compensar alguns acabamentos. Coisa que veremos a seguir!

Garanta uma margem extra na hora de cortar o adesivo

Agora que você já tirou as medidas corretas do móvel em questão e já sabe o modelo que você vai comprar, lembre-se de garantir uma margem extra para envelopar sem muitas limitações. Por exemplo, se você for envelopar a frente da sua geladeira e ela tiver dois metros de altura por cinquenta centímetros de largura, compre cerca de trinta centímetros de papel a mais para cada extremidade.

Isto não só garantirá muito mais flexibilidade para seu trabalho, como também, garantirá um acabamento extremamente fino e elegante ao fim do processo. O móvel não precisará ficar com aquelas frestas e nem com emendas muito limitadas.

Mas, claro, tudo tem um limite. Evite de deixar uma margem tão exagerada. Pois você poderá gastar muito mais do que estava prevendo. Pense que medidas são números. E números são exatos. Logo, se você medir certo, dificilmente ocorrerão erros no meio do processo.

As superfícies precisam estar limpas antes de colar o adesivo

O envelopamento de móveis e geladeiras é uma tarefa que pode ser demorada. Lembre-se que não basta simplesmente comprar o papel e sair colando onde você bem entender. É preciso seguir um processo. Que até é simples. Mas pode ser demorado.

Por exemplo, você precisará limpar as superfícies da geladeira ou do seus móveis antes mesmo de iniciar a colagem. Esta limpeza servirá para dar vida útil ao papel contact e também para fazê-lo grudar. Caso contrário, dificilmente o papel ficará bonito e bem fixo.

Limpe bem o pó, passe um bom desengordurante, se houver qualquer tipo de ferrugem na geladeira, passe uma lixa. Enfim. Estas são algumas recomendações fundamentais para um bom trabalho. O importante é preparar toda a área para que no momento da colagem, você preocupe-se somente com a colagem, ok?

envelopamento de móveis e geladeiras

Molhe a superfície para uma melhor adesão

Uma das melhores dicas desse tutorial de como envelopar móveis e geladeiras, é molhar um pouco as superfícies. Mas, claro, só faça isso depois que tudo estiver limpo. Caso contrário, a água poderá mais atrapalhar do que ajudar – pois ficará cheia de sujeira!

Um pouquinho de água na superfície – e até mesmo na cola do papel contact – pode fazer com que o processo de colagem em si, seja mais rápido e menos difícil. Pois a cola terá, de início, um impacto menos forte. E se caso você precise retirar ou esfregar para tirar alguma bolha, você conseguirá.

Mas claro, nada de exageros, ok? Quando falamos em molhar a superfície, queremos dizer que algumas borrifadinhas de água são o suficiente. Nada de encharcar!

Cole o adesivo de cima para baixo e use uma espátula para ajudar

Nós ainda não falamos de ferramentas neste tutorial, não é? Bom, até porque não precisa de nada muito difícil de encontrar. A única coisa que recomendamos que você utilize, é uma espátula. Sim, uma espátula! Ela será muito importante para conseguir deixar o seu envelopamento lisinho, sem bolhas e bem grudado!

Bom, então, aqui começamos a entrar na parte mais prática (e legal) do processo. Afinal, é aqui que você começará a colar o papel. E para isso, comece de cima para baixo e, com a ajuda da espátula, vá alisando as partes já coladas.

Obs.: É muito importante que você não tire a proteção da cola do papel de uma vez. Vá tirando aos poucos para que não aconteçam acidentes, ok? Recomendamos que você tire cerca de dez centímetros, cole na superfície do móvel e vá tirando o restante com a ajuda da espátula. Fazendo isso, ficará mais fácil!

envelopamento de móveis e geladeiras

Elimine as sobras laterais com um estilete

Agora, estamos quase no fim do processo! Depois que você já colou todas as áreas do seu móvel, está na hora de fazer os acabamentos. E para isso, você poderá simplesmente cortar as beiradas com um estilete, de forma que fique rente às medidas do móvel ou geladeira.

Se você tirou as medidas da forma certa, provavelmente sobrou alguns centímetros de papel contact após a finalização. Com estas sobras, você poderá fazer recortes e ir encaixando nas laterais e regiões de difícil acesso. Assim, você garantirá um acabamento mais charmoso e profissional ao seu trabalho.

Lebre-se: se o desenho que você escolheu tem algum tipo de continuação, é importante fazer os acabamentos de forma que estas continuações fiquem ligadas. Caso contrário, poderá não ficar tão bom esteticamente!

Dica bônus: Um secador de cabelo  pode ser extremamente útil

E, por último, talvez uma das melhores dicas do nosso passo a passo. Utilize um secador de cabelo para conseguir eliminar as bolinhas de ar que eventualmente ficaram no trabalho de envelopamento. Para fazer isso é muito simples.

Basta deixar o secador a mais ou menos um palmo de distância do papel e ir alisando (com os dedos ou com a espátula), até que a bolha de ar desapareça. Lembre-se que bolinhas de ar são comuns neste processo e, quanto mais liso você conseguir deixar, melhor.

Gostou das nossas dicas? Então agora, mãos a obra!

Leia também:

Deixe um comentário

× Dúvidas?