Painel de bambu ripado é bom? Como fazer?

A cada dia que passa os painéis feitos com materiais como madeira, PVC e dentre outros vem se tornando cada vez mais comuns. No entanto, será que o painel de bambu ripado é bom?

Até porque, esse também vem sendo um material cada vez mais buscado pela maioria das pessoas, principalmente por trazer um visual único e bem diferenciado.

No entanto, precisamos ser sinceros que não é um material tão comum de ser visto na construção artesanal de móveis e objetos.

Ou seja, diante desse fato, muitas dúvidas podem surgir sobre se realmente vale a pena investir nisso.

Isso principalmente porque o bambu não é um material tão simples de encontrar em alguns locais do país, e fazer essa parte artesanal com ele ripado ainda é algo que vem se adaptando.

Por fim, para entender melhor, veja a seguir tudo sobre se o painel de bambu ripado é bom e conheça as principais vantagens desse material, neste artigo da JC Decor.

Veja também: Painel ripado de PVC fica bom?

painel de bambu ripado é bom?

Bambu ripado uma tendência de sofisticação

A cada dia que passa o bambu do tipo ripado, seja para painel ripado ou não, vem sendo muito procurado, devido a combinação com inúmeras decorações.

Assim, ele consegue oferecer uma verdadeira tendência de sofisticação, ajudando diretamente a personalizar diversos ambientes, trazendo um visual único.

Além disso, sabemos que o bambu é um material com propriedades 100% naturais e sustentáveis, o que inclusive ajuda a reduzir o uso da madeira do tipo MDF, uma vez que ela oferece inúmeras desvantagens como agentes externos, perda de cor, rápido desgaste e outros.

Hoje, você pode perceber o uso desse tipo de material principalmente em painel ripado de madeira, onde o bambu é ripado e construído como esse elemento de decoração.

No entanto, caso você não saiba, hoje o bambu vem sendo um material muito procurado para inúmeros outros elementos de decoração, como:

  • Revestimentos para teto de quartos, corredores e outros;
  • Paredes externas principalmente para jardins ornamentado com plantas;
  • Divisória entre ambientes
  • Varanda que se integra com a sala por porta de correr;
  • Meia parede de quarto, substituindo a cabeceira de cama e trazendo um visual único;
  • Portas para hall de entrada;
  • E inúmeros outros.

Portanto, mesmo que seja um material um pouco mais difícil de encontrar do que a madeira em si, o bambu está dentre as principais tendências.

painel de bambu

Painel de bambu ripado: como fazer?

Agora que você entendeu que bambu ripado pode oferecer inúmeras vantagens principalmente estéticas, vale muito a pena conhecer todo o processo de produção de um painel de bambu ripado.

Até porque, conforme já citamos, hoje esse é um dos principais elementos de decoração e, por incrível que pareça, é também muito simples de fazer.

Veja a seguir o passo a passo simplificado de como fazer painel de bambu ripado:

  1.       Primeiramente, você precisa adquirir as peças de bambu, onde o indicado de preferência é que ele já venha cortado e no formato de ripas. Opte sempre pelo bambu 100% sólido para um melhor acabamento;
  2.       Com as ripas de bambu em mãos, você deve encostar uma peça na outra utilizando cola do tipo PU para fixar. Isso vai deixar tudo uniforme e organizado;
  3.       Logo após, fixe o painel no local onde você deseja colocar o painel com muito cuidado para não descolar as ripas;
  4.       Para finalizar, faça a fixação do painel na parede usando parafuso. Recomendamos usar um adesivo da cor das ripas em cima dos parafusos para não deixar aparente.

Considerações finais

Agora conhecendo sobre o painel de bambu ripado, qual a sua opinião a respeito dessa nova decoração que vem se tornando uma tendência?

Veja também painel ripado para sala.

Deixe um comentário

× Dúvidas?