Rodapé de poliestireno x Rodapé de cerâmica: qual o melhor?

Banner Rodapé whatsapp

Se você está se perguntando qual o melhor rodapé na disputa entre rodapé de poliestireno x rodapé de cerâmica, nós da JC Decor construímos um comparativo completo, mostrando as principais características de cada modelo. 

Veja também: Rodapé de poliestireno x Rodapé de MDF: qual é melhor?

Rodapé de poliestireno

Se tornando uma opção bastante popular e conhecida quando falamos em acabamentos internos, o rodapé de poliestireno está dentre os melhores custo-benefícios.

Ganhando destaque por ser um rodapé bastante versátil, leve e resistente, ele está dentre as primeiras opções para acabamento, se encaixando muito bem para maioria dos pisos, especialmente os mais premium com o vinílico, porcelanato e outros.

Alguns outros benefícios que o tornam uma opção de destaque no mercado, são:

Rodapé de poliestireno x Rodapé de cerâmica qual o melhor

A principal desvantagem que podemos citar para esse tipo de rodapé é o fato de não poder ser usado em ambientes externos, podendo ter suas propriedades afetadas pelo sol.

Rodapé de cerâmica

Outro modelo de rodapé destaque por criar uma padronização ao ambiente é o rodapé de cerâmica, ainda hoje uma opção muito utilizada.

Sendo uma dos modelos de rodapé mais antigos, a procura pelo rodapé de cerâmica ainda é altamente frequente pelos seus diversos benefícios, incluindo durabilidade, resistência a umidade e dentre outros.

Esse revestimento basicamente consiste em utilizar peças de cerâmicas, de preferência a mesma usada originalmente no piso, e fazer um rodapé no local, proporcionando um melhor acabamento.

Algumas das principais vantagens que você pode experimentar com o rodapé de cerâmica, são:

Rodapé de poliestireno x Rodapé de cerâmica qual o melhor

A desvantagem mais presente no rodapé de cerâmica é o fato de ser um design já um pouco ultrapassado, não sendo recomendado para ambientes com foco em um visual mais moderno e atual.

Qual é mais fácil de instalar?

Entre os modelos de rodapé, o modelo de poliestireno ainda sai bastante na frente no quesito instalação, possuindo um processo bem mais simples.

Enquanto no rodapé de cerâmica você precisa fazer cortes em tamanhos e espessuras em cada uma das peças para padronizar, o rodapé de poliestireno já vem em um tamanho padrão, sendo necessário poucos cortes.

Além disso, para fixar o rodapé de poliestireno você só precisará de cola, ao invés de cimento e rejunte para acabamento, conforme necessário no piso em cerâmica.

Veja também: Rodapé de poliestireno x Rodapé de EVA: qual o melhor?

Qual dura mais?

Desde que você tenha os cuidados corretos, na disputa entre rodapé de poliestireno x rodapé de cerâmica, ambos tem uma boa durabilidade.

O rodapé de cerâmica pode sair na frente em alguns casos, especialmente pela sua possibilidade de uso externo e sua boa resistência a produtos químicos.

Portanto, mesmo o rodapé de poliestireno tendo uma durabilidade média de 15 anos, o modelo em cerâmica acaba saindo na frente em alguns casos.

Qual o melhor? Rodapé de poliestireno x Rodapé de cerâmica?

O melhor modelo de rodapé entre a opção em poliestireno x cerâmica, vai depender diretamente do seu uso.

Se você tem intenção de um uso mais interno, especialmente para ambientes mais voltados para modernismo e minimalismo, com um processo de instalação simples e um bom custo-benefício, o rodapé de poliestireno é o mais indicado.

Já se a parte estética não é tão importante, e você procura uma opção que também possa ser usada em áreas externas, o rodapé de cerâmica é o mais adequado.

Lembrando que em menor custo, tanto de instalação quanto do material, o rodapé de poliestireno sairá na frente, sendo bem mais acessível.

Escolha aquele que melhor atenda às suas necessidades atuais.

Veja também: Rodapé poliestireno: vantagens e desvantagens

Banner Rodapé whatsapp

Deixe um comentário

× Dúvidas?