Saiba mais sobre os usos e propriedades da cortiça

Saiba mais sobre os usos e propriedades da cortiça

Saiba mais sobre os usos e propriedades da cortiça, mais do que a matéria-prima da rolha, a cortiça é um material leve que chama a atenção pelo seu caráter multifuncional e pelo seu baixo custo. Com usos que vão desde o quadro de avisos até a isolação térmica e absorção acústica de ambientes, o produto é uma ótima opção para quem procura versatilidade, resistência e flexibilidade em um único pacote.

Para todas as suas utilidades, o material oferece conforto e praticidade no seu manuseio, além de se adaptar a diversas condições de compressão, umidade e temperatura. Veja a seguir o que faz da cortiça um produto tão versátil.

Veja também: O que é Cortiça? Placa, Rolo, Adesivo.

Resultado de imagem para cortiça decor

 

Origem e produção

 Extraída da casca do sobreiro – árvore da família do carvalho – a cortiça é um tecido vegetal 100% natural que possui propriedades impermeabilizantes, elásticas e isolantes, ligadas à grande presença de suberina em sua composição. A substância, presente nas células do tronco do sobreiro, consiste em uma cera que atua na proteção da cortiça, tornando-a resistente à água e aumentando sua elasticidade.

A maturidade da planta para que seja feita a primeira retirada da cortiça é alcançada quando a árvore completa entre 25 e 30 anos de idade, sendo denominada “cortiça virgem” neste primeiro momento, “secundeira” na segunda extração e “amadia” na terceira, quando as extrações passam a ser feitas a cada nove anos. Uma curiosidade é que apenas a partir da terceira retirada que o material alcança um nível suficiente de qualidade para a fabricação de rolhas.

Hoje, o principal país produtor do material é Portugal, que produz mais da metade da cortiça utilizada em todo o mundo. Além dele, as florestas de sobro podem ser encontradas também em países como Espanha, Itália, França, Marrocos, Tunísia e Argélia, localizados na região do Mediterrâneo Ocidental.

Resultado de imagem para cortiça fabricação 

Quais suas características?  

Além da suberina, a composição química da cortiça confere a ela propriedades únicas, que fazem dela um material forte e bastante resistente, apesar de sua baixa densidade. Confira abaixo suas principais características:

  • Flexibilidade e compressibilidade: em apenas um centímetro cúbico de cortiça existem cerca de 40 milhões de células estanques, compostas por uma mistura gasosa semelhante ao ar. Essas células permitem que a peça seja comprimida sem perder sua flexibilidade e que ela tenha uma boa recuperação da sua forma original ao ser descomprimida.
  • Impermeabilidade: as células da cortiça são revestidas por elementos como a suberina e os ceroides, que promovem a sua resistência aos líquidos e gases.
  • Leveza: cada centímetro cúbico do produto pesa entre 0,15 e 0,20 gramas.
  • Resistência a diversas condições atmosféricas: sua composição possibilita que o material mantenha suas características físicas e químicas mesmo quando exposto à variações de temperatura e pressão.
  • Resistência a mofo: pela sua impermeabilidade, a cortiça é também resistente à oxidação e ao apodrecimento.
  • Isolante: o produto atua também como isolante térmico, vibratório e absorvente acústico, seja em construções ou na conservação de bebidas. Como rolha, a cortiça protege o vinho da contaminação, da oxidação e de outros efeitos provenientes do armazenamento e transporte.
  • Resistência ao fogo: se exposto ao fogo, o material apresenta uma combustão lenta, que não cria chamas, não propaga o fogo e nem libera gases tóxicos.
  • Ecológico: representa um produto totalmente reciclável, biodegradável e renovável.

 

Como o material atua na isolação térmica de ambientes?

A cortiça é considerada um bom isolante térmico pela sua capacidade de evitar as trocas de calor de um espaço para outro, o que ocorre graças à sua baixa condutividade térmica. Com isso, o material realiza um bom trabalho tanto em épocas de altas temperaturas, por manter o calor do lado de fora do ambiente, quanto em épocas mais frias, por evitar a passagem das correntes frias para o interior do espaço.

O isolante térmico contribui também para a economia de energia: em tempos onde muitos dos equipamentos que utilizamos consomem energia elétrica, ter um material que auxilie na conservação da temperatura interna dos ambientes evita a necessidade de se utilizar aparelhos como ar condicionados e ventiladores, por exemplo. Eletrodomésticos como geladeiras, que trabalham na refrigeração de alimentos, terão melhor desempenho e economizarão mais energia se estiverem em um local com menos trocas de temperatura.

ambiente com cortiça
ambiente com cortiça

E a absorção acústica, como funciona?

A propriedade de impedir ou atenuar a reverberação de ruídos em um mesmo ambiente também é uma característica da cortiça, capaz de bloquear barulhos externos, como ruídos aéreos, provenientes do trânsito e/ou aviões, vozes, construções, músicas e outros sons, ou ruídos de impacto e que se propagam através da estrutura, seja pelo caminhar com sapatos de salto rígido, seja pelo arrastar de móveis em apartamentos superiores, laterais ou inferiores.

Embora parecidas, as definições de isolamento acústico e absorção sonora não podem ser confundidas. Ambas são relacionadas às capacidades dos materiais de trabalhar as ondas sonoras que incidem sobre eles, mas na prática, se referem à comportamentos diferentes.

A absorção acústica se dá quando o material é capaz de receber a onda sonora e não devolvê-la ao ambiente, processo no qual a energia fica “retida” no produto, bloqueando os sons externos e trazendo mais clareza aos sons internos. O processo é obtido pela utilização de materiais leves e porosos. O isolamento acústico, por sua vez, diz respeito à característica da peça de manter o som isolado na parte externa do ambiente, e é obtido com a aplicação de barreiras feitas de materiais mais grossos e maciços.

Tanto a absorção do som quanto o seu isolamento são importantes em teatros, estúdios de gravação e casas de shows, por exemplo, podendo até serem complementares dependendo da necessidade.

 

E a manutenção, como é feita?

Geralmente, peças de cortiça são bem simples e rápidas de serem higienizadas, exigindo apenas materiais como sabão neutro, água morna e escova com cerdas macias. O procedimento é fácil: basta espalhar um pouco de água morna e detergente na superfície do produto, e em seguida, passar a escova suavemente para não danificar a peça.

Após esses passos, deve-se enxaguar a cortiça com água fria até que toda a sujeira e sabão sejam removidos, repetindo o processo desde o início, se necessário. Depois, a peça deve ter o excesso de umidade retirada com um pano macio e ser colocada para secar à sombra.

Atenção: ao realizar a higienização da cortiça, é importante que os produtos de limpeza utilizados não contenham alvejantes e não tenham o pH ácido, pois eles podem danificar a peça. Além disso, escovas e vassouras com cerdas mais rígidas não deverão ser utilizados, pela possibilidade de riscar a cortiça.

 

Cortiça: uma campeã de versatilidade

A matéria-prima da rolha está mais presente em nosso cotidiano do que se imagina. Diversos setores fazem uso do material, como o automobilístico, construção, decoração, alimentos e bebidas, alvenaria e de calçados. Versátil, só dentro de casa a cortiça pode ser utilizada em ambientes que vão desde a cozinha, como porta-copos e descanso para panelas, na sala de estar, como protetores para os pés de mesas e cadeiras ou até mesmo no quarto, como revestimento de móveis e paredes.

A cortiça é tão multifuncional que, mesmo quando ela é transformada em algum produto, ela pode ser reaproveitada e reutilizada para outras funções. Confira alguns de seus usos:

objetos de cortiça
objetos de cortiça

Rolos de cortiça

Mais maleável e flexível, o rolo da cortiça serve para o revestimento de móveis – para evitar que o objeto tenha atrito com o chão e danifique o piso –, como papel de parede para dar aquela renovada no ambiente, na forma de tapetes, ou mesmo como conjunto de  jogo americano.

Outra utilidade interessante tem a ver com a prática de atividades físicas. Pela sua capacidade de absorção do impacto, o rolo de cortiça aparece também como esteiras para ioga, pilates, e para o revestimento do assoalho de academias, por exemplo. A peça também é uma ótima pedida para os playgrounds, seja no piso ou na superfície de quinas e paredes.

Cortiça em metro - 5mm de espessura

Você encontra AQUI

Placas de cortiça

Um dos formatos mais usuais do material, a placa de cortiça pode ser usada na fabricação de instrumentos musicais, em quadros de avisos e para a decoração em geral. Com espessuras variadas, as placas são fáceis de serem instaladas e não exigem muita manutenção.

cortiça
cortiça

Você encontra AQUI

Calçados de cortiça

De olho em matérias-primas mais naturais e sustentáveis, a indústria do calçado vem investindo cada vez mais no uso da cortiça em seus produtos. Presente em palmilhas, saltos e na superfície das peças, o material é utilizado tanto em peças com um estilo mais rústico quanto em calçados mais modernos.

A escolha do produto tem a ver também a sua leveza e a absorção do impacto, que trazem mais conforto e segurança ao caminhar. Além do conforto, oferece também proteção das articulações e da coluna por aliviar a pressão sobre os pés.

 

Rolhas

 O primeiro objeto que vem à mente quando o assunto é cortiça não poderia ficar de fora. As rolhas são feitas da casca mais nobre a ser extraída do sobreiro – processo manual realizado normalmente por duas pessoas, que retiram a superfície do tronco da árvore tomando o cuidado de não danificá-la – obtida a partir do terceiro descortiçamento da árvore.

Após a colheita, o tecido vegetal passa por uma etapa de cozimento, que amacia e limpa as placas ao mesmo tempo. No processo, a água é higienizada e trocada várias vezes, para evitar contaminações. Logo após, os painéis são esticados e prensados para serem cortados no formato ideal, para então seguirem para uma etapa de seleção das melhores rolhas, que vão vedar e conservar as inúmeras garrafas de vinho mundo afora.

rolhas de cortiça
rolhas de cortiça

Nos trilhos

Os apaixonados por ferromodelismo (modelos que simulam o transporte ferroviário em escala reduzida) encontram na cortiça o material ideal para construírem os seus projetos de linha. Como base das maquetes, a peça serve para sustentar as miniaturas de trilhos, funcionando bem tanto para fixar a “via férrea” quanto para manter o modelo apoiado na superfície em que se encontra.

 

Construção civil, uma infinidade de possibilidades

São muitas as aplicações da cortiça no setor da construção civil, que permite seu uso em todas as fases da obra, desde a edificação até o acabamento. O artefato está presente no preenchimento de dutos de aquecimento e ar condicionado, em juntas de dilatação (mecanismos utilizados para absorver a dilatação de materiais ligada à variação de pressão e temperatura) e câmaras frigoríficas.

A peça pode ser utilizada ainda em grandes construções, como pontes, estradas, ferrovias e barragens, para manter a flexibilidade das estruturas e absorver a vibração, a dilatação e possíveis desalinhamentos sem que a obra seja danificada.

coritça
coritça

E até fonte de energia!

São tantas as utilidades da cortiça que até o que poderia ser descartado ainda pode ser reaproveitado. O pó do material, que se enquadra na categoria de biomassa por ser um recurso natural, orgânico e renovável, é utilizado como combustível para a produção de energia térmica e elétrica pelo seu alto poder de liberação de energia quando submetido à combustão.

O produto é uma alternativa também para a construção de painéis solares, como mecanismo de impermeabilização e isolamento acústico e térmico. Em torres de energia eólica, a matéria-prima aparece para evitar danos causados pela vibração dos equipamentos.

 

Confira as melhores opções de placas de cortiça.

 

Além disso, as chapas de cortiça podem ser usadas na isolação térmica e absorção acústica de ambientes, por meio de revestimentos para o assoalho, teto e paredes. Para melhores resultados, o ideal é que sejam escolhidas peças de maior espessura, que darão mais conforto e segurança no bloqueio de ruídos e na proteção para as variações de temperatura.

Agora que você sabe das inúmeras propriedades e utilidades da cortiça, que tal dar uma olhada na nossa loja virtual? Escolha a que melhor se encaixa às suas necessidades. Mas, se você ainda estiver inseguro sobre qual produto levar, mande um e-mail para vendas@jcdecor.com.br e conte com a ajuda da nossa equipe de especialistas, que vão te auxiliar na escolha da melhor opção.

Deixe um comentário

× Dúvidas?