Como fazer enchimento de almofada – Passo a passo, Materiais e Dicas

Aprenda aqui como fazer enchimento de almofada usando materiais que podem ser comprados prontos, ou faça você mesmo o enchimento das almofadas em casa.

As almofadas são ótimos elementos na decoração, podendo ser usadas para decorar sala de tv, quartos e também espaços para as crianças, como as brinquedotecas. Se você deseja repaginar um ambiente, investir em almofadas é uma ideia econômica e com um resultado incrível, desde que seja compatível com seu projeto de decoração.

Além de embelezar o ambiente, as almofadas precisam ser confortáveis. Por isso, hoje a JC Decor vai te ensinar como fazer enchimento de almofada em casa, usando três passos simples.

Veja também onde comprar espuma para almofada.

Como fazer enchimento de almofada – 3 passos simples

Como fazer enchimento de almofada

As almofadas decorativas são peças versáteis para se ter em casa. Elas podem transformar um ambiente sem graça, em um cômodo mais estiloso e alegre. Pensando nisso, muita gente prefere fazer suas próprias almofadas, comprando o tecido, cortando o tamanho e costurando o modelo de capa.

Caso você já tenha uma capa de almofada pronta, este passo a passo abaixo vai te mostrar como fazer o enchimento da sua almofada, usando materiais acessíveis e sem mistério na hora de encher.

1- Escolha o tipo de enchimento para almofada 

O primeiro passo será escolher o tipo de enchimento para almofada. Veja qual a melhor textura para trazer conforto ao elemento, considerando também o preço do produto. Os enchimentos mais comuns almofadas são a manta acrílica, flocos de espuma e fibra siliconada que podem ser comprados em metro e Kg. Veja nossas opções de enchimentos para almofada.

Veja também qual o melhor enchimento para puff.

2- Meça o tamanho da almofada 

Se você optar por fazer um enchimento de almofada com manta acrílica, vai precisar cortar as mantas em vários pedaços, formando algumas camadas de tecidos. Lembre-se de medir o tamanho da almofada e cortar as camadas de manta acrílica em tamanho menores, ok? Depois costure as camadas formando o enchimento da almofada, use uma máquina reta de costura ou linha e agulhas para costurar à mão.

Para proteger o enchimento da almofada, faça um revestimento com um pedaço de malha em um tamanho igual para o enchimento. Depois costure ou cole as pontas com cola de tecido, deixando uma parte para colocar o tipo de enchimento da almofada. Na finalização, você precisa fechar o enchimento da almofada, usando uma linha e agulha, ou então uma cola de tecido.

Verifique se todos os espaços do enchimento estão bem juntinhos, para que na hora da lavagem o forro da almofada não se estrague, ficando intacto para usar.

3- Coloque o enchimento dentro da capa Costure 

O enchimento é quem promove a maciez da almofada. Por isso, a escolha do material é bem importante para o resultado final.

Na maioria dos casos, as almofadas decorativas possuem um zíper para melhor manutenção do enchimento, podendo ser retirado para lavar na máquina, inclusive também a própria capa da almofada.

As capas desses enchimentos são bem importantes, pois elas garantem maior durabilidade do “recheio” da almofada.

Como fazer enchimento de almofada

Tipos de enchimento para almofadas

Atualmente, existem vários tipos de enchimentos para almofadas com pontos positivos e negativos que podem contribuir na hora de escolher o melhor material. O material é um fator decisivo na hora medir a qualidade do produto, por isso, considere esse ponto bem importante.

Além disso, será preciso analisar qual a finalidade da almofada, se é para decorar camas, sofás ou colocadas no chão para as crianças sentarem. Pensando nisso, separamos uma lista dos tipos de enchimentos para almofadas, com características que podem contribuir na decisão de compra.

  • Poliéster: É um material macio, higiênico e fácil de limpar, também evita proliferação de ácaros e fungos.
  • Flocos de espuma: Composto por pequenas partículas de espumas, tem estrutura irregular e desnivelada, não possui muita sustentação. Ideal para enchimento de puffs e travesseiros decorativos.  
  • Fibra siliconada: Feita de 100% poliéster, possui uma camada de proteção para proliferação de fungos e ácaros. É ideal para almofadas macias e tem função antialérgica. 

Para comprar enchimentos para almofadas, você pode contar com a JC Decor. Compre online e receba seus enchimentos rapidinho no conforto da sua casa.

Como falamos no começo do artigo, para quem deseja fazer enchimento de almofada, dependendo do material, ele pode ser comprado em metro ou Kg!

Deixe um comentário

× Dúvidas?