Como fazer tecido – História, tipos de fibras e processo de produção

Você sabe como fazer tecido?

No artigo de hoje da JC Decor você vai conferir a história dos tecidos no mundo, desde a origem até o aperfeiçoamento do que temos contato hoje em dia. Conheça também, os tipos de fibras que existem e o processo de produção.

Afinal, em todos os lugares é possível encontrar a presença dos tecidos. Seja nas roupas, objetos decorativos, acessórios e até mesmo nos móveis.

Em um mundo onde o tecido é um material bastante usado, fica a pergunta: como fazer tecido? Uu melhor, o que foi necessário acontecer para encontrarmos este material durável e versátil do nosso dia a dia?

Se você possui curiosidade sobre como são feitos os tecidos, te convido a continuar a leitura desse post para aprender tudo sobre a sua produção e curiosidades sobre os processos necessários para as produções como roupas e acessórios.

como fazer tecido

Como fazer tecido – História

Antes de aprender como fazer tecido, entenda um pouco sobre a história desse material tão versátil e resistente.

Os primeiros tecidos naturais utilizados pelo homem foram as peles de animais, usadas para cobrir o corpo e proteger do frio. 

Não se sabe exatamente quando os primeiros tecidos foram fabricados, o que se sabe é que desde a existência do homem, existe a necessidade de fabricar tecidos para proteger a pele do contato com o tempo e atividades do seu dia a dia. 

Em decorrência de pesquisas e estudos arqueológicos, os historiadores puderam detectar que há 18 mil anos A.C já havia indícios que ossos eram utilizados para confeccionar roupas. 

No ano de 8 mil A.C, arqueólogos encontraram placas de argila usadas na fabricação de tecidos no Oriente Médio em Anatólia, na Turquia.

Já a produção de seda foi iniciada na China por volta de 2,8 mil anos A.C, dando início às rotas de comércio e a potência de manufatura do material.

O algodão, por sua vez, começa a ser produzido no século 1 e até a revolução industrial os tecidos eram fabricados artesanalmente e depois as máquinas passaram a realizar a alta produção de tecidos.

A fabricação da primeira fibra sintética, a rayon, começou na França no final do século 19 e depois disso outros tecidos sintéticos surgiram, como por exemplo o poliéster e o nylon.

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Tipos de fibras para tecidos 

Ao longo da história dos tecidos, podemos perceber a evolução do material, resultando em diferentes tipos de fibras que conhecemos hoje em dia. Abaixo destacamos os principais tecidos utilizados pela indústria têxtil.

Confira! 

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Tecido algodão 

O tecido algodão é fabricado a partir de fibras naturais (vegetais e animais) ou sintéticas, produzidas artificialmente.

Para a produção natural do algodão é preciso todo um processo de colheita da matéria-prima a partir da planta de algodão. Depois esse material é passado por um processo de separação das impurezas antes de iniciar o processo de produção definitivo.

O algodão é uma das fibras mais utilizadas em tecidos. Pode ser misturado com fibras artificiais, como o poliéster, que é usado na fabricação de tecidos específicos como o acquablock, um tecido impermeável para revestir móveis. 

passo a passo para fazer tecido

Linho 

Outro tecido derivado de uma planta é o linho. Ele é muito usado na fabricação de roupas, revestimentos para sofás e capas de almofadas.

Seu processo de produção começa com a colheita da planta a mão. Depois a fibra é esticada, penteada e transformada em pano. 

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

A Lã 

No caso da lã natural, esta fibra é produzida a partir da tosquia de ovelhas, onde o material é lavado e cardado. Depois é convertido em fios usados na fabricação dos tecidos.

A lã é bastante usada na fabricação de roupas, cobertores e materiais para tapeçaria, como na produção de tapetes para decoração de cômodos.

Seda 

Mais um tecido derivado de animais é a seda, produzida pelo bichinho que dá nome ao tecido. O tecido tem início a partir da remoção de um único fio produzido pelo animal. Depois esse filamento passa pela incorporação de outros filamentos de tecidos.

Nylon 

O Nylon ou Rayon é uma fibra produzida a partir de celulose, sendo este o primeiro tecido sintético produzido. Ele é feito a partir de polímeros e poliéster dando origem ao tecido plastificado do nylon. 

Com o nylon é possível produzir tecidos como o famoso tecido automotivo acoplado, muito usado na produção de tetos e bancos de carro. 

dicas de como fazer tecido

Como fazer tecido – Veja o processo de produção

Após conhecer as diversas fibras para tecidos, veja como fazer tecido em um processo de produção prático e básico que resulta nos tecidos que conhecemos hoje. 

Escolha da fibra para o tipo de tecido

A escolha da fibra para o tipo de tecido é bem importante, pois nem todos os tecidos são indicados para determinado produto. Alguns precisam ser mais específicos para trazer mais funcionalidade.

No caso de estofamento para sofás, os tecidos precisam ser revestidos com um material macio e durável. Principalmente em casos de móveis que terão contato direto com o tempo, como as espreguiçadeiras em área com piscina.

Processo de tecelagem 

Com a escolha da fibra natural ou sintética, o próximo passo é o processo de tecelagem. Os filamentos e linhas são torcidos em uma máquina e depois são armazenados em bobinas.

Essas bobinas precisam ser colocadas em um tear, onde será realizado o entrelaçamento dos filamentos que posteriormente serão transformados em panos.

Tingimento do tecido

O tingimento do tecido é um processo que necessita de alguns cuidados, como uma lavagem para remover impurezas ainda presentes no pano. São usados ceras e óleos que removem os componentes naturais da fibra a fim de deixá-la pronta para o tingimento.

Os poros do tecido precisam ser dilatados para melhor receber o pigmento, por isso o processo de tingimento necessita também de uma etapa de adição química com soda cáustica. 

Feito isso, é hora de aplicar o pigmento escolhido para tingir o tecido.

Produções a partir dos tecidos

Depois de passarem pelo processo de processamento dos filamentos e fibras, o tecido é tingido. E aí sim, é hora de serem enviados para as empresas de fabricação de produtos têxteis como malharias e estamparias de roupas.

O resultado são peças têxteis como roupas, bolsas, cobertores, objetos decorativos para casa, roupas de camas e muito mais.

Conte com a JC Decor para comprar inúmeros tipos de tecido para o seu projeto.

Entregamos tecidos em todo Brasil. Compre tecido por metro, de acordo com a sua necessidade.

Para falar diretamente com um de nossos vendedores, clique no banner abaixo e compre pelo WhatsApp!

Deixe um comentário

× Dúvidas?