Como limpar sofá de tecido muito sujo? Entenda!

Para aprender como limpar sofá de tecido muito sujo você precisa considerar alguns cuidados. Afinal, se o tecido está muito sujo, é sinal de que precisa de um pouco mais de esforço para remover a sujeira.

A depender do tipo de tecido, o mais recomendado é que você tire o tecido do sofá e lave em máquina. Estofadores profissionais podem fazer esse trabalho por você e fica ótimo!

Para aquelas sujeiras comuns de uso do dia a dia, algumas receitinhas podem ajudar a resolver. Se você não quiser lavar tudo em máquina, vale a pena testar.

Continue lendo!

Veja também como limpar cadeira de tecido.

Como limpar sofá de tecido muito sujo

dicas de como limpar sofá de tecido muito sujo

Existem muitas formas de limpar sofá de tecido muito sujo. A melhor maneira de fazer isso é removendo todo o tecido e lavando em máquina. Por isso, procure ajude de um estofador. 

O tecido fica como novo, cheiroso e macio.

No entanto, se você quiser testar algumas receitas antes de ficar sem o seu estofado por alguns dias, também há essa possibilidade. Mas é preciso tomar cuidado para não estragar o sofá, ok?

Afinal, se você usar produtos químicos, esfregar demais ou molhar as espumas, o sofá pode ter outro problema: fungos e bactérias internas! 

Ainda neste artigo, veja os cuidados que você deve ter ao limpar sofá de tecido muito sujo.

Mas antes, veja duas receitinhas práticas:

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Receita #1

Nesta receita, você vai precisar do clássico bicarbonato de sódio e vinagre. Essa mistura não tem erro e muitas vezes serve para limpezas mais profundas de tecidos e objetos.

  • Faça uma mistura meio a meio: metade águe, metade vinagre. Depois, adicione uma colher bem cheia de bicarbonato de sódio. O bicarbonato vai ajudar a dissolver a sujeira no sofá.
  • Umedeça um pano macio e passe nas áreas mais sujas do seu estofado. Mas faça movimentos suaves para não quebrar as fibras do tecido. Você verá que o pano voltará muito sujo!
  • Deixe agindo por 20 minutos e depois você pode passar um pano seco e um aspirador de pó que também suga água.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Receita #2

A receita dois é muito parecida com a um. Mas aqui você vai adicionar alguns produtinhos extras, como amaciante e álcool. Ambos ajudam a limpar!

  • O primeiro passo é fazer a mesma mistura anterior: bicarbonato de sódio, água e vinagre. Depois, você pode adicionar álcool e amaciante.
  • O álcool consegue evaporar mais rapidamente e isso ajuda na hora de secar o estofado. Enquanto que o amaciante será responsável por deixar o tecido macio e com cheiro bom.
  • Cuidado para não usar muito amaciante, pois ele também pode manchar o tecido do sofá muito sujo!
  • A mistura pode ser feita em um borrifador, para ser mais fácil aplicar.

como limpar tecido de sofá muito sujo

Cuidados na hora de limpar sofá de tecido muito sujo

Agora que você já tem duas receitinhas bem práticas e fáceis de fazer em casa para limpar sofá de tecido muito sujo, é importante tomar alguns cuidados.

Isto é, você não pode sair aplicando qualquer produto, de qualquer jeito e com qualquer força no tecido de sofá. É fundamental se precaver para que o tecido não estrague ou as espumas não molhem demais.

Veja as dicas:

  • Leia a etiqueta ou consulte o fornecedor.
  • Evite produtos químicos pesados (como água sanitária).
  • Não esfregue o tecido com força.
  • Nunca use esponja de aço ou o lado verde da esponja.

Leia a etiqueta ou consulte o fornecedor

O primeiro passo para limpar tecido de sofá que está encardido ou muito sujo é considerar a leitura da etiqueta. Isto é, você precisa entender como aquele tecido pode ser limpo.

Se você não encontrar a etiqueta do tecido ou o manual, não tem problema. Basta entrar em contato com o fornecedor do material ou então perguntar para algum estofador profissional.

Os tecidos de fibras naturais são mais fáceis de limpar. Mas os tecidos sintéticos precisam de alguns cuidados extras para não ter problemas com descoloração ou coisa do tipo.

Evite produtos químicos pesados (como água sanitária)

Não precisamos nem avisar que alguns produtos químicos são totalmente dispensáveis, não é mesmo? Como por exemplo, a água sanitária. Nunca use produtos corrosivos ou químicos pesados!

Por que? Porque, embora o tecido esteja muito sujo, água sempre vai ser a melhor solução para limpar. Ou, ainda, um profissional estofador com técnicas profissionais.

Não esfregue o tecido com força

Por mais que a sujeira do seu estofado esteja realmente muito evidente, ainda assim, é fundamental evitar as esfregadas com força. Isto é, você não pode esfregar o tecido demais.

Se for um tecido velho, ele pode rasgar, pois pode estar com as fibras enfraquecidas. E se for um tecido com alguma textura ou costura especial, ele pode estragar por conta disso.

Portanto, faça apenas movimentos macios e com um pano.

Nunca use esponja de aço ou o lado verde da esponja

Sempre que você for esfregar o tecido do sofá muito sujo, use um outro pano macio para isso. Nunca use esponja do lado verde ou esponja de aço.

Por mais que a sujeira pareça extremamente impregnada, ainda assim, usar esponja de aço ou o lado verde da esponja não é a melhor solução. O tecido vai estragar!

De preferência, use sempre uma flanela de microfibra suave para umedecer e limpar o sofá. Ela não solta penugem, é macia e absorve a sujeira.

Limpeza a seco do sofá de tecido muito sujo realmente funciona?

limpeza a seco

Uma das melhores maneiras de limpar um tecido de sofá muito sujo é com limpeza a seco. Isto é, limpeza que não usa água ou produtos químicos líquidos para remover sujeira.

Assim você garante que as espumas não sejam molhadas e o tecido do sofá consegue soltar melhor a sujeira. Já que umedecendo o tecido ele pode impregnar ainda mais a sujeira, se não limpar corretamente.

Melhores tecidos para sofá

Os melhores tecidos para sofá são aqueles que têm alta durabilidade e facilidade de limpeza. Como por exemplo, o tecido suede ou o tecido impermeável.

Eles são versões populares de revestimento para estofados. Por isso, se você achar que o seu estofado não tem mais jeito de limpar, trocar o tecido é uma boa ideia.

Conte com a JC Decor para comprar tecido online.

Entregamos para todo Brasil e você pode comprar por metro.

Entre em contato pelo WhatsApp e fale com um de nossos vendedores ainda hoje.

Deixe um comentário

× Dúvidas?