Cortina blecaute – O que é? Como lavar? Tudo sobre o assunto

A cortina blecaute é uma ótima alternativa para bloquear a claridade. Também é um item de decoração democrático, usado em diversos ambientes. Se você quer dormir tranquilo ou assistir um filme à tarde, as cortinas são opções para dificultar a passagem de claridade e bloquear a luz que eventualmente atrapalhariam a tela.

Além disso, podem ser encontradas em diversos modelos de cores e texturas, sendo perfeitas para qualquer tipo de decoração de quarto, sala, escritório e espaços que necessitam de uma privacidade.

Quer saber mais sobre como usar a cortina blecaute no ambiente? Continue a leitura e conheça todas as vantagens, modelos e tipos de lavagem desse produto. Além disso, saiba onde comprá-la barata e com frete rápido.

Vamos lá?

Veja também tecidos para confecção de cortinas.

Cortina blecaute – Saiba tudo sobre este produto

cortina blecaute

A cortina blecaute, persiana blecaute ou blackout, como também é conhecida, se tornou um item indispensável em alguns ambientes, sendo totalmente eficaz para bloquear claridade.

Fabricada com tecido poliéster ou misturados a outros materiais como algodão, ou poliéster com acetado, a cortina blecaute pode impedir até 100% da intervenção da luz, o que se torna uma grande vantagem para determinados espaços da casa.

São usadas geralmente em janelas de todos os tamanhos ou portas de correr, podendo combinar com decorações por seus variados modelos.

Cortina blecaute: para que serve e onde posso instalar?

Apesar do seu objetivo principal ser reter a luz externa, a persiana blecaute pode ser encontrada em tecidos claros, combinando perfeitamente com outros tipos de cortinas.

O principal local para instalar a cortina blecaute é o quarto, sendo este um espaço que exige privacidade, permitindo boas noites de sono e descanso.

Outro local que ela pode ser usada é na sala, ambiente que permite assistir televisão, tirar uma soneca no meio da tarde e, até mesmo, ajuda a proteger as plantas do sol, além de proteger também os móveis e aparelhos eletrônicos.

Contudo, caso precise de privacidade e proteção para computadores, telas de celular e móveis em escritório, saiba que a cortina blackout também pode ser usada nesses ambientes, inclusive, no home office.

Modelos de cortina blecaute

Agora que já falamos para quê servem e onde usar as cortinas blecautes, vamos te mostrar quais os modelos que existem. Quem sabe uma delas seja perfeita para seu espaço.

Persiana Romana

A cortina blecaute romana é muito usada para em salas de tv, de estar ou escritórios. Ela é feita com tecido liso e dobrável, que pode ser controlada para a altura que você desejar.

Nesse tipo de cortina pode ser instalado um sistema automático de abertura, para que ela abra e feche de acordo com a sua necessidade, sem perder a função de barrar a entrada de luz.

Cortina blackout voil

Se você procura um item de decoração e, ao mesmo tempo, com a funcionalidade de bloquear a luz, saiba que a cortina blecaute voil é uma ótima sugestão. Este modelo vem com um blackout e uma cortina de tecido, geralmente em tons claros e delicados para dar um charme aos ambientes.

Persiana blecaute celular

A persiana blecaute celular é um modelo que imita uma sanfona, você pode regular a entrada de luz, deixando que o sol entre no espaço ou mantendo apenas a claridade do dia.

No espaço corporativo como as salas de reunião, escritórios e outros ambientes compartilhados, este modelo é bem eficaz, podendo até combinar com a sua decoração.

Rolo ou rolô

A cortina tipo rolo é a mais comum entre os modelos de blecautes, ela pode ser enrolada até o topo ou aberta até uma certa altura. É você que controla a luminosidade.

Dessa forma, a cortina blecaute em rolo pode ser encontrada também em modelos mais tradicionais, como de PVC, que abre para a lateral da janela.

Se você optar por usar esse modelo, vai encontrar em cores mais neutras como preto, branco, bege ou cinza. Porém, algumas opções também vêm com uma cortina de tecido para quem deseja instalar no quarto.

Vantagens de usar blecaute

cortina blecaute

Conheça quais são as maiores vantagens de usar blecaute no seu ambiente, seja na sua casa, escritório ou nos espaços corporativos.

Controla luminosidade do ambiente

A ideia é que a cortina blecaute dificulta a entrada de luminosidade, mantendo o ambiente aconchegante e seguro de olhares curiosos. Para os cômodos mais intimistas como quartos, alguns modelos são bem sofisticados, assim, não precisa abrir mão do seu estilo de decoração.

Cortina blecaute ajuda a manter a privacidade

Existem muitas vantagens de usar o blackout, e um deles é a privacidade, podendo ser usada até em espaços como banheiro ou consultórios de saúde. As opções como cortina blecaute rolo além de usar nos ambientes corporativos, pode facilmente combinar com a janela do banheiro, sendo fácil para controlar a luz e realizar a limpeza.

Combina com a decoração do espaço

Com os variados modelos de cortina blecaute, você vai encontrar um tipo perfeito para sua necessidade, além é claro, de combinar com a decoração. As persianas Romana, por exemplo, são sofisticadas e funcionais, ideais para decorar uma sala de estar para receber seus amigos ou descansar.

Como lavar cortina blecaute?

A forma de lavar a cortina blecaute vai depender do tipo de material escolhido para bloquear a luz da janela, e como mostramos, existem vários modelos. Portanto, para ajudar na questão de limpeza da sua cortina, separamos algumas dicas que podem contribuir para eliminação de sujeiras do blackout.

Lavar blackout na máquina

Alguns modelos de cortina não podem ser colocados na máquina, e um deles, é o tipo de blackout em PVC, que pode amassar e danificar. No entanto, se a cortina blecaute for de tecido, será preciso verificar a sua etiqueta, normalmente ela te dá instruções na hora da lavagem.

Lembre-se de retirar os ilhós e argolas da cortina, assim você evita que a máquina de lavar estrague caso os acessórios venham engatar nas peças. Uma dica importante é mandar o blecaute na lavanderia, principalmente se for de voil. Esses espaços costumam ter um maquinário adequado para limpeza desses produtos.

Lavagem da cortina blecaute à mão

Outra maneira de lavar a cortina blecaute é à mão, um jeito mais seguro de manter a peça limpa e higienizada. Para fazer a lavagem à mão da cortina blecaute, você pode usar água e sabão neutro. Com a ajuda de uma esponja, vá esfregando delicadamente sobre a peça.

Se for preciso, estenda sobre o chão limpo, mas cuidado para não ter nenhum objeto que possa rasgar ou limpe a cortina pendurada na janela. Não é recomendado que você utilize cloro ou qualquer produto de limpeza corrosivo, pois assim pode manchar o tecido e corroer a cortina.

Cuidados para manter sua cortina blecaute

Um dos cuidados para manter sua cortina blecaute sempre linda, é fazer a limpeza da peça há cada quinze dias, independente do modelo. A limpeza pode ser feita com um pano úmido, sabão neutro ou esponjinha. Esses cuidados também vão evitar que a cortina amarele com o tempo.

Essa dica também vai para persiana modelo celular, sendo que esses tipos de cortinas não podem ser lavados na máquina de lavar convencional. Sendo assim, para limpezas periódicas, utilize o aspirador de pó, ele pode ser usado para aspirar a sujeira de todos os modelos de persiana blackout.

Para solucionar problemas com blackout amassado, é só deixar no sol por algumas horas que ele voltará na forma que estava. Essas foram as formas de usar a cortina blecaute na sua decoração, além de serem muito bonitas, elas proporcionam um ambiente mais aconchegante.

E onde você pode comprá-las? Neste caso, conte com a JC Decor. Somo especialistas em decoração e peças para deixar a sua casa ainda mais confortável e bonita.

Veja também: Cortina blecaute na JC Decor.

Deixe um comentário

× Dúvidas?