Diferença entre Espuma Antichamas e Espuma Normal – Entenda de uma vez por todas

Você sabe a diferença entre espuma antichamas e espuma normal? Esta é uma dúvida muito comum entre pessoas que estão iniciando algum projeto de revestimento de ambientes. Afinal, é fundamental fazer este revestimento, se for acústico, de uma maneira segura e confortável. E para isso, é indispensável contar com os materiais certos e, claro, entendê-los de maneira geral.

Este tipo de material ficou muito famoso no Brasil e ganhou muita repercussão devido há alguns acidentes tristes nos últimos anos. E para te ajudar a comprar uma espuma de qualidade e que consiga coibir acidentes (como incêndios), preparamos um guia ilustrado com um vídeo mostrando as principais diferenças entre uma espuma antichamas e uma espuma normal.

Vamos lá?

diferença ente espuma antichamas e espuma normal

Diferença entre espuma antichamas e espuma normal – Entenda de uma vez por todas

A diferença entre espuma antichamas e espuma normal é, basicamente, a propriedade auto-extinguível. Ou seja, as espumas antichamas possuem uma forte proteção para que, em contato com faíscas ou chamas, o fogo seja apagado rapidamente, não se propagando para as demais áreas que estão revestidas com a espuma.

Veja também espuma para sofá.

O que é completamente diferente das espumas convencionais que, por sua vez, não possuem esta propriedade auto-extinguível. E por isso, qualquer chama (grande ou pequena), poderá deteriorar e propagar com muita velocidade (é muito rápido mesmo!).

Veja o vídeo abaixo para entender, de maneira mais clara, o processo de queima de uma espuma convencional e uma espuma antichamas.

No vídeo, você poderá entender melhor o quão importante é a instalação de uma espuma antichamas, principalmente em um espaço fechado, como uma casa de shows ou um estúdio particular.

É claro que isto não quer dizer que a espuma convencional seja ruim. Muito pelo contrário. Ela é ótima e possui a mesma função de isolamento acústico que a espuma antichamas. Porém, ela não é indicada para usar em espaços fechados e com grande circulação de pessoas. Afinal, se qualquer princípio de incêndio aparecer no local, as chances de tudo pegar fogo são realmente muito grandes, não havendo tempo hábil de contatar bombeiros.

Veja também tudo sobre espuma de alta densidade: o que é, onde comprar e dicas de como usar.

Locais ideais para usar a espuma antichamas

A espuma antichamas é ótima para ser usada em diversos espaços, abertos ou fechados.  Sua propriedade auto-extinguível não interfere na potência do revestimento acústico. Ou seja, se o seu objetivo é revestir um estúdio, uma boate ou mesmo qualquer espaço que precise cortar ruídos, este tipo de espuma é a mais indicada.

Veja também espuma acústica lisa ou ondulada, qual é a melhor?

Usar uma espuma acústica antichamas não deveria ser apenas uma forma de cumprir a legislação. Mas sim, deveria ser uma atitude de bom senso e de segurança para espaços que, então, podem receber pessoas. Manter a segurança destas pessoas, principalmente se você é proprietário de espaços públicos, é um princípio básico de ética acima de tudo.

Estas espumas não são úteis apenas para serem usadas de maneira comercial. Você poderá implementá-la, inclusive, em espaços caseiros. Por exemplo, se você tiver um estúdio de gravação dentro de casa, você poderá revestir as paredes de maneira a aumentar drasticamente a qualidade do seu áudio.

Esta espuma acústica é ótima para pessoas que têm um canal no YouTube ou mesmo trabalham com locuções em off ou outros tipos de mídia em áudio. Afinal, além de prática e segura, a espuma acústica antichamas é verdadeiramente simples de instalar. Basta colar ela na parede com uma cola também antichamas e pronto!

Veja também: espuma acústica vantagens e desvantagens.

Por que o nome “caixa de ovo”?

diferença ente espuma antichamas e espuma normal

A espuma acústica antichamas ganha ainda um apelido “carinhoso” para que o entendimento dela possa ser ainda mais claro: caixa de ovo! Mas, por que caixa de ovo? É muito simples: o formato da espuma realmente parece com uma caixa de ovo, com os “encaixes” semelhantes.

Mas é claro que isto não é meramente ilustrativo. Tudo tem um porquê. E, neste caso, o motivo pelo qual as espumas são projetadas desta forma é um só: eficiência. Uma espuma neste formato consegue entregar uma contenção de ruídos muito maior, uma vez que as ondas sonoras são amortecidas de maneira menos “dura” na espuma. Há intervalos mais longos entre uma superfície e outra, o que traz um conforto acústico maior.

Você encontrará aqui na JC Decor este tipo de espuma com este mesmo nome: espuma acústica antichamas caixa de ovo. Então, toda vez que você se deparar com este produto, não se assuste: o nome não quer dizer que produto é feito com caixa de ovo de verdade. Apenas simboliza o seu formato.

Curiosidade: você sabia que se você revestir uma parede toda com caixa de ovo (caixa de ovo de verdade!), você também terá um ótimo isolamento acústico? Sim, este tipo de técnica caseira é ideal para quem precisa apenas de um cantinho para fazer algumas locuções e não quer gastar com uma espuma profissional – embora elas sejam muito baratas, conforme vamos entender a seguir.

Depois, veja também placa acústica teto, suas vantagens, benefícios e onde comprar.

Espuma acústica no metro linear – A melhor maneira de economizar, comprando somente a quantidade necessária

diferença ente espuma antichamas e espuma normal

 

Agora que já entendemos a diferença entre espuma antichamas e espuma normal, vale entender também o preço deste excelente material. E, conforme mencionamos anteriormente, você encontrará este tipo de espuma a um preço muito barato. O excelente custo benefício faz com que valha muito a pena o investimento.

Aqui na JC Decor, você poderá comprar o produto a partir do metro linear. Ou seja, você poderá comprar quanta espuma quiser, sem a necessidade de comprar uma quantidade maior do que realmente vai precisar. Isto é ótimo, pois você poderá fazer uma compra personalizada e, consequentemente, economizar muito.

Vale lembrar que o pedido mínimo vai ser de 1 metro linear e uma espuma inteira vai ter no máximo 5 metros de comprimento. Então, se você comprar 6 metros de espuma, receberá um pedaço de 1 metro e outro pedaço de 5 metros. Ou, caso queira personalizar o corte, basta nos avisar. A espessura da espuma será de 5cm, o que é suficiente para reduzir por completo os ruídos de uma gravação caseira ou profissional.

Veja também: Saiba Tudo Sobre Espumas

Deixe um comentário

× Dúvidas?