Ferramentas para artesanato em couro – Veja aqui!

As melhores ferramentas para artesanato em couro são aquelas que vão te ajudar a construir produtos que você quer e precisa.

No começo, você não precisa investir em muitos itens. Mas depois, conforme você vai se profissionalizando, pode investir em mais ferramentas.

Neste artigo, a JC Decor vai te ajudar a encontrar boas ferramentas para artesanato em couro.

Veja dicas e ideias para comprar.

Veja também loja de couro em BH.

Ferramentas para artesanato em couro

Existem muitas ferramentas para artesanato em couro. Todas elas, muitas vezes, servem para uma única função.

Isto é, cada ferramenta vai ser usada para um tipo de trabalho e ao fim de muitos anos de trabalho você vai acumular centenas de ferramentas para artesanato em couro.

Mas há algumas que são clássicas e que com certeza podem fazer parte do seu arsenal de ferramentas para trabalhar com artesanato.

Como por exemplo, os furadores, sovela de costura, modeladores, vincador de bordas de couro, dedal de costura e outras.

Ao longo do tempo, você pode comprar essas ferramentas para começar a trabalhar e assim construir peças bem legais de couro artesanal.

Mas ao mesmo tempo, você vai precisar de algumas ferramentas básicas que sempre devem estar na sua gaveta, como:

Linha nylon

linha de nylon

A linha de nylon é um tipo de ferramenta muito utilizada por quem trabalha com couro. Afinal, esse tipo de material é usado para vários tipos de projetos.

A linha de nylon é muito firme e rígida, o que faz com que o couro seja muito bem preso onde você quer prendê-lo.

No entanto, é preciso comprar a linha certa para o couro certo. Afinal, alguns modelos de linha de nylon podem rasgar o couro com o tempo, dependendo da pressão que a amarração for feita.

Mas além desse tipo de amarração, você também pode comprar outros tipos de linhas e cordas para o seu projeto em couro. Como por exemplo, linha ou corda de sisal.

Além de combinar com a estética do couro, a corda de sisal é muito rígida e firme. Ideal para determinados tipos de produtos em couro. Principalmente couros naturais.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Estilete

estilete

Outra ótima ferramenta para artesanato em couro é o estilete. Você também vai precisar com frequência para fazer cortes precisos, finos e com excelente nível de acabamento.

Alguns tipos de couros devem ser cortados com tesouras específicas, pois são densos. Mas couros sintéticos ou mesmo couro natural mais fino pode ser recortado com estilete.

Existem vários tipos de estilete. Os mais comuns e os mais profissionais, com um nível maior de corte na lâmina. Você pode começar comprando os tradicionais, pois eles darão conta.

Mas se você sentir necessidade de “subir de nível”, não hesite. Afinal, a lâmina comum do estilete pode também quebrar com alguns tipos de couro. Principalmente os naturais mais grossos.

Se você vai trabalhar com couro natural grosso, vale mais a pena investir em lâminas mais sólidas e resistentes.

Grampeador

Ferramentas para artesanato em couro grampeador

E ainda, outra ótima ferramenta para artesanato em couro é o grampeador. Esse tipo de ferramenta é fundamental para garantir a durabilidade de uma prensa em duas camadas, mas precisa ser o grampeador certo.

Isto é, você precisa considerar um grampeador com um grampo resistente e que não vai entortar no couro. Como por exemplo, o grampo de grampeador de tapeceiro ou de parede.

Outro bom modelo de grampeador é o pneumático. Ele tem mais pressão para pregar os grampos em emendas de couro.

Principalmente se o seu objetivo é fazer revestimento de assento de cadeira ou revestimento de sofá, um grampeador será importante.

Afinal, é o melhor jeito de prender um couro sintético ou natural na madeira do estofado e por mais tempo – sem rasgar ou soltar.

Estou começando a trabalhar com couro agora – o que preciso comprar?

Se você está começando a fazer artesanato em couro agora ou mesmo está pensando em começar, o ideal é comprar produtos básicos.

Isto é, ferramentas que te ajudam a fazer algumas peças básicas para pegar experiência.

Compre grampeador, linhas, cola de contato, agulhas, estiletes e até uma máquina de costura pode ajudar em alguns projetos.

Mas no final, tudo vai depender do tipo de artesanato que você quer fazer. Você precisa comprar de acordo com a demanda.

Projetos de estofaria geralmente precisam de grampeadores, cola e estilete. Você pode comprar todos esses materiais aqui na JC Decor.

Compre online e receba na sua casa para começar a fazer artesanato em couro o quanto antes.

Couro natural ou sintético – Qual é melhor?

Existem muitas diferenças entre o couro sintético e o natural. Para quem está comprando ferramentas para artesanato em couro, é preciso observar também o tipo de couro que vai utilizar no projeto.

Os couros naturais são muito mais espessos e densos. Esse tipo de material requer um cuidado muito maior e também ferramentas profissionais.

Muitas vezes você não conseguirá fazer um corte preciso em um couro natural com um estilete simples. E costuras, do mesmo modo: agulhas simples não vão entrar no couro natural.

Já o couro sintético é ideal para quem vai trabalhar com projetos industriais. Revestimento de caixa de som e até mesmo revestimento de poltronas são boas demandas para o couro sintético.

Diferente do couro natural, ele é mais fino e muito mais maleável. Pode ser recortado com estilete ou tesoura simples. Alguns modelos são fáceis de costurar manualmente.

Portanto, escolha o couro de acordo com o projeto e também de acordo com o orçamento (já que o couro natural é mais caro).

Veja também: Tecido para artesanato; Melhores modelos e onde comprar

Onde comprar couro natural e sintético

Na JC Decor.

Você pode comprar couro natural e sintético por aqui, na nossa loja virtual, e garantir o melhor custo benefício para o seu projeto de artesanato ou industrial.

A JC Decor vende couro sintético por metro e você pode comprar a quantidade que precisa.

Couro natural também temos por aqui. Compre cores e modelos que combinam com o seu projeto. Compre por metro quadrado.

A JC Decor entrega peças de couro em todo Brasil. Basta fazer o seu pedido online na nossa loja virtual.

Se preferir, compre também no WhatsApp, diretamente com um de nossos vendedores.

Veja também: Cordão para artesanato; Tipos e qual comprar?

Deixe um comentário

× Dúvidas?