Como tirar mau cheiro do sofá de tecido

Para aprender como tirar mau cheiro do sofá você precisa considerar alguns atributos importantes. Como por exemplo, o tipo do tecido e também as tecnologias dele.

Um tecido impermeável, por exemplo, vai ser mais fácil de limpar. Enquanto que um tecido de veludo ou camurça, vão apresentar mais dificuldades. Afinal, têm texturas diferentes.

Assim sendo, neste artigo, a JC Decor vai te ajudar a entender melhor algumas dicas de como tirar mau cheiro do sofá de tecido. Entenda o que você pode fazer e deixe o seu sofá novinho em folha.

Continue lendo!

Veja também: Tecido para sofá floral; Dicas e modelos para você

Como tirar mau cheiro do sofá de tecido

Como tirar mau cheiro do sofá de tecido

Para aprender como tirar mau cheiro do sofá de tecido vamos apresentar quatro receitas diferentes. Você pode colocá-las em prática como achar melhor.

Veja:

  • Receita #1 – Bicarbonato, vinagre e amaciante.
  • Receita #2 – Lavagem a seco.
  • Receita #3 – Tire o tecido do sofá para lavar em máquina.
  • Receita #4 – Troque o tecido do sofá.

É claro que para colocar essas receitas em prática você precisa considerar aspectos como a durabilidade do tecido e também o tipo de sujeira que está trazendo o mau cheiro.

Afinal, mau cheiro vindo de ácaros ou fungos é diferente de meu cheiro vindo das fezes do seu pet, por exemplo.

Por isso, um sofá muito sujo pode facilmente apresentar mau cheiro devido a muitos fatores. Muitas vezes, fatores escondidos.

A seguir, entenda mais sobre as receitas que você pode colocar em prática.

Veja também: Tecido para encapar sofá; Vejas as melhores opções!

Receita #1 – Bicarbonato, álcool, vinagre e amaciante

Se tem uma receitinha que ajuda muito na hora de aprender como tirar mau cheiro do sofá de tecido, é essa. Afinal, bicarbonato de sódio, vinagre, álcool e amaciante geralmente são a receita “mágica” para todos os problemas.

Esse tipo de receita é muito fácil de ser feita e você só vai precisar de 1 litro de água, bicarbonato, vinagre e um amaciante com o aroma que você mais gosta.

Mas antes de fazer a mistura, você pode espalhar bicarbonato de sódio pelo sofá. Sim, coloque em cima do tecido mesmo, de forma que o bicarbonato possa ir soltando a sujeira e efervescendo os fungos.

Depois, sim, você poderá preparar a solução, misturando todos os ingredientes em um litro de água com borrifador.

Antes de aplicar no sofá, aspire-o completamente para remover o bicarbonato que você espalhou.

Depois, sim, você pode borrifar a solução no sofá e esperar secar.

O álcool na solução vai fazer a secagem ser bem rapidinha. Mas se for o caso, você também pode aproveitar um secador de cabelos ou mesmo colocar o sofá para secar no sol ou vento.

Vale a pena colocar essa receita em prática antes de tentar outras coisas mais “pesadas”.

Lembrando que alguns tipos de tecidos podem ter tramas profundas e acumular sujeira demais, que vai ser mais difícil de remover. Tome cuidado com isso e, se precisar, use uma das receitas abaixo.

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

Detalhes da receita:

  • 1 litro de água.
  • 1 colher de bicarbonato de sódio.
  • Meio copo de vinagre.
  • 1/4 de copo de álcool líquido.
  • 1 colher de amaciante de roupas.

passando aspirador no sofá

Receita #2 – Lavagem a seco

A lavagem a seco certamente é uma boa oportunidade para tirar mau cheiro do sofá de tecido. Afinal, esse tipo de lavagem é profunda, embora não tenha água na sua solução.

Assim sendo, vale a pena experimentar a lavagem a seco caso a sua limpeza com a receita #1 não tenha funcionado perfeitamente.

Existem muitas empresas especializadas em lavagem a seco de tecido de sofá. Você pode fazer isso rapidinho e o resultado geralmente dura por muito tempo.

A lavagem a seco é a melhor solução para garantir que as espumas do sofá fiquem em dia por muito mais tempo.

Afinal, se você molhar as espumas ao tentar lavar o sofá, isso vai mais atrapalhar do que ajudar. Afinal, a água vai secar dentro das espumas e aí o cheiro de fungos pode ser insuportável com o tempo.

Inclusive, em alguns casos a melhor maneira de como tirar mau cheiro do sofá de tecido é só com lavagem a seco.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

Receita #3 – Tire o tecido do sofá para lavar em máquina

Você já parou para pensar que tirar o tecido do sofá para lavá-lo em máquina pode, sim, ser uma alternativa? Pois é. Isso parece loucura, mas acredite: dá pra fazer e o resultado é incrível!

Uma das melhores formas de como tirar mau cheiro do sofá de tecido é justamente tirando ele todinho e colocando na máquina para uma lavagem longa e profunda.

No entanto, isso nem sempre pode ser feito do dia pra noite. Afinal, muitas vezes você vai precisar de um auxílio técnico – como uma lavanderia especializada.

Assim sendo, busque uma estofaria que faça o serviço de remoção do tecido e você terá um estofado novinho em folha em poucos dias.

A espuma será preservada e o tecido será limpo com mais efetividade. É ótimo!

Receita #4 – Troque o tecido do sofá

E por fim, há ainda outra solução definitiva de como tirar mau cheiro do sofá de tecido: procure trocar o tecido e colocar um novo. Tudo bem: essa não é a solução mais prática. Mas é a melhor.

Afinal, você estará trazendo uma solução definitiva para tirar o mau cheiro do tecido velho. Principalmente se ele está há muitos anos no sofá, pode ser que na limpeza ele estrague ou rasgue.

Por isso, uma troca pode ser sempre uma boa decisão. Nesse caso, busque um estofador profissional para te ajudar e você terá um sofá novinho em folha dentro de casa. E o melhor: com um cheiro de novo!

homem limpando o sofá para tirar mau cheiro

Onde comprar tecido novo para sofá

Na JC Decor.

Se você optar por comprar tecido novo para sofá, conte com a gente para escolher os melhores modelos para o seu estofado. Por aqui, você vai encontrar inúmeras alternativas e poderá comprar online e por metro.

A JC Decor entrega tecido por metro para todo Brasil a partir da loja online. Basta fazer o seu pedido e receber o material na sua casa. Tão simples quanto isso!

Se preferir, você também pode chamar um de nossos atendentes pelo WhatsApp e comprar direto por lá.

Aguardamos o seu pedido!

Deixe um comentário

× Dúvidas?