Guia completo de piso vinílico: qual escolher?

Banner Piso vinilico whatsapp

Se você está querendo mudar a estética do seu ambiente com o piso vinílico, mas não sabe qual opção escolher, veja nosso guia completo de piso vinílico e descubra o modelo que melhor se encaixa com a sua atual necessidade.

Veja também:

Piso vinílico em manta

Piso vinílico em manta

Dentre os principais modelos de piso vinílico disponíveis no mercado, as opções em mantas certamente serão as que mais você vai encontrar, considerado hoje um dos mais comuns e procurados.

O piso vinílico em manta trata-se de um revestimento feito totalmente em PVC, material que consegue oferecer uma série de benefícios, tornando o piso uma excelente alternativa para usar em locais diversos como salas de estar, quartos, cozinhas e muito mais.

Atualmente, você pode usar esse tipo de piso na maioria dos ambientes, podendo inclusive cobrir cerâmica, ardósia, cimento e outros, desde que claro, estejam devidamente niveladas.

Dentre os principais benefícios do piso vinílico em manta, podemos citar alguns como:

  • Durabilidade: o modelo de revestimento em manta pode durar até 15 anos, sendo um dos pisos mais duráveis do mercado quando bem cuidado;
  • Fácil instalação: esse modelo de piso é fixado por uma uma cola de contato, sendo um processo de instalação bastante simples e o melhor de tudo, sem fazer sujeira;
  • Versatilidade: você pode usar o piso vinílico em manta em praticamente todos os ambientes, existindo ainda uma série de cores e modelos aqui na JC Decor, garantindo uma estética única;
  • Acessível: principalmente quando comparado a outros revestimentos, como porcelanato, o piso vinílico é muito mais acessível, possibilitando o revestimento de ambientes sem gastar muito.

A única ressalva para o piso vinílico em manta que você precisa ficar atento, é a não recomendação de uso em áreas externas. 

Veja também: Qual o melhor rodapé para piso vinílico?

Como escolher o piso ideal para o ambiente?

No momento de comprar o seu piso vinílico em manta, você vai se deparar com uma certa variedade de modelos, variando a sua espessura, essa que pode ser de 0,7mm até 1,5mm.

E a escolha da espessura ideal para o seu vinílico vai depender diretamente do local onde será utilizado. 

Nesse caso, o piso mais recomendado para os principais ambientes, são:

Onde aplicar?Espessura recomendada pela JC Decor
Áreas comerciais 1,5mm
Escritórios1,5mm
Quarto0,7mm
Cozinhas0,7mm (cozinhas comerciais com alto fluxo de pessoas é recomendado 1,5mm)
Salas de estar 0,7mm

Piso vinílico click

Piso vinílico click

Outro modelo de piso vinílico de grande destaque especialmente no quesito versatilidade é o piso vinílico do tipo click.

Isso porque, esse piso também possui uma construção feita 100% em PVC, trazendo uma série de benefícios, porém, nesse caso, existindo a versatilidade de não precisar utilizar cola no momento da instalação.

Dessa forma, com o próprio nome já indica, nesse tipo de piso, as peças do piso são cortadas sob medida e encaixadas umas nas outras, ou seja, sem a necessidade de cola ou adesivos.

Logo, o aplicador terá uma praticidade muito maior na instalação, reduzindo inclusive a quantidade de material necessário.

O piso vinílico click possui basicamente todos os benefícios do piso em manta, porém, com a vantagem extra que permite o próprio usuário fazer a instalação, devido a maior facilidade.

Onde posso instalar piso vinílico?

Nós da JC Decor, costumamos fazer algumas recomendações relacionadas às superfícies de instalação do piso vinílico click, que precisam estar devidamente corretas para garantir o melhor acabamento.

Superfície de aplicaçãoRecomendações
ContrapisoNecessário estar nivelado
CerâmicaRejunte maior que 3mm – Necessário nivelamento
PorcelanatoRejunte maior que 3mm – Necessário nivelamento
Cimento queimadoNecessário estar nivelado

Não recomendamos fazer a instalação por cima das seguintes superfícies: 

  • Carpete;
  • Piso de madeira;
  • Por cima de outro piso vinílico.

Veja também: Quanto custa piso vinílico? Veja preço por metro

Piso vinílico autocolante

Piso vinílico autocolante

No guia completo de piso vinílico, não poderíamos deixar de mencionar um dos modelos que mais se destaca, como é o caso do piso vinílico autocolante.

Como o próprio nome já indica, neste piso você não precisará se preocupar com cola ou adesivos no momento da instalação, sendo um revestimento pronto para ser utilizado.

Ele também é fabricado 100% PVC, porém, acompanhado com uma camada colante nas peças, sendo instalado no piso como se fosse um adesivo, trazendo uma maior praticidade.

Alguns outros benefícios que podemos citar também nesse modelo de piso, são:

  • Reforma sem barulho e sem sujeira
  • Conforto Térmico 
  • Conforto Acústico
  • Ideal para pets (não emite toxinas);
  • Permite instalação em diversos locais;
  • Fácil de limpar;
  • Bom custo-benefício.

Como fazer a instalação do piso vinílico autocolante?

Devido ao fato de dispensar o uso de cola e qualquer outro produto relacionado a fixação, o piso vinílico autocolante oferece um processo de instalação bastante simples e intuitivo.

Não é à toa que, muitos usuários optam por fazer a instalação por conta própria, onde desde que o ambiente esteja nivelado, não há qualquer dificuldade.

O processo de instalação do piso vinílico autocolante funciona da seguinte forma:

  1. Primeiramente, deverá ser feito um preparo da superfície, começando pelo nivelamento, retirando imperfeições e deixando-o mais plano possível. Na preparação, é importante também que o piso esteja devidamente limpo e sem impurezas que possam afetar o desempenho do colante;
  2. Em seguida, você deverá fazer os cortes do piso, fazendo com que as peças se encaixem perfeitamente nos vãos, especialmente em entradas de portas e quinas. Você pode fazer os cortes com o auxílio de uma régua e estilete;
  3. Depois, remova o papel protetor do adesivo nas peças, e comece fazendo a fixação. Recomendamos começar sempre pelos cantos;
  4. Por fim, pressione as peças do piso firmemente para garantir que o adesivo se fixe corretamente.

Recomendamos também aguardar um período de 12 a 24 horas para começar a utilizar o piso definitivamente.

Veja também: Quanto custa colocar piso vinílico autocolante?

Piso vinílico LVT

Piso vinílico LVT

O piso vinílico LVT (Luxury Vinyl Tile) foi criado com uma proposta de ser um piso mais forte, durável e claro, bastante luxuoso.

Nesse piso, você consegue encontrar várias camadas de materiais na sua composição, incluindo PVC, fibra de vidro e minerais, essas que são prensadas juntas, ficando fortemente reforçadas.

Diante disso, esse piso consegue ter uma excelente resistência a impactos, possibilitando o uso em áreas comerciais internas ou até mesmo ambientes com moderado tráfego de pessoas.

Alguns outros benefícios que podemos citar em relação a esse piso, são:

  • Fácil instalação
  • Conforto Térmico 
  • Ideal para pets
  • Reforma sem barulho e sem sujeira
  • Antialérgico
  • Acústico
  • Fácil de limpar.

Observações sobre o piso vinílico LVT

Para você que se sentir interessado em adquirir o piso vinílico LVT para revestir os seus ambientes, recomendamos algumas observações importantes, principalmente em relação ao local de aplicação.

Local de instalaçãoAplicação é recomendada?Observações 
Áreas InternasSimNecessário realizar o nivelamento do piso para melhor acabamento.
Ambientes comerciais (lojas e comércios em geral)SimRecomendado somente para locais com tráfego moderado de pessoas.
QuartoSimLimpeza apenas com pano úmido.
SalaSimLimpeza apenas com pano úmido.
CozinhaSimLimpeza apenas com pano úmido.
Banheiro Área SecaSimLimpeza apenas com pano úmido.
Box de BanheiroNãoA água e umidade podem provocar o descolamento do piso.
Áreas externas NãoAgentes externos como sol e chuva podem danificar e afetar a durabilidade do piso.

Qual devo escolher? Piso Vinílico Click ou autocolante?

Aqui no nosso guia completo de piso vinílico, você deve ter percebido que os modelos do tipo click e autocolante, ambos possuem o foco de oferecer uma instalação sem necessidade de cola ou adesivos.

No entanto, é muito comum que muitos venham a se perguntar qual dentre as duas opções vale mais a pena.

Primeiramente, vale citar que ambos os pisos podem trazer um excelente acabamento, onde as principais diferenças estão especialmente nas suas características. Para escolher entre ambos, recomendamos levar em consideração os seguintes fatores:

  • Custo;
  • Instalação;
  • Durabilidade;
  • Área de tráfego;
  • Versatilidade.
CaracterísticaMelhor piso
CustoQuando comparado os dois pisos, o piso vinílico click é mais caro do que o autocolante, sendo necessário um investimento bem maior.
InstalaçãoAmbos têm uma instalação bastante intuitiva. Porém, o piso click pode requerer mais ferramentas e acessórios para instalação.
DurabilidadeO piso vinílico autocolante é menos durável do que o click, podendo ter um tempo de vida útil menor.
Área de tráfegoO piso click é mais recomendável para áreas de tráfego mais intenso, não sendo um uso indicado para o autocolante.
VersatilidadeO autocolante é menos versátil do que o click.

Portanto, considere as suas preferências, e veja qual piso melhor se encaixa no seu perfil e necessidade atual.

Veja também: Piso vinílico em manta x piso autocolante: o que é melhor?

Onde adquirir piso vinílico com qualidade e referência?

Escolheu o piso que melhor se encaixa com o seu perfil? O próximo passo para garantir um ambiente único e personalizado, é adquirindo o seu revestimento em uma loja que preza pela qualidade e referência, como a JC Decor.

Aqui, você encontra todos os modelos de piso vinílico citados acima com o melhor custo-benefício do mercado, as melhores condições de frete do país e a pronta entrega.

Conheça agora os modelos de piso vinílico disponíveis e mude totalmente a estética dos seus ambientes gastando pouco.

Banner Piso vinilico whatsapp

Deixe um comentário

× Dúvidas?