Guia de Como Fazer Cama para Pet – Tutorial Completo

Se você estava procurando um guia de como fazer cama para pet, encontrou! No artigo de hoje, vamos te ajudar a construir uma caminha incrível, confortável e barata, com produtos de qualidade e, inclusive, alguns produtos reutilizáveis!

Na verdade, quando falamos de conforto para nossos pets, economizar nem sempre é uma opção. Afinal, queremos dar o melhor para eles sentirem-se bem e felizes. Mas, neste caso, você poderá construir um local incrível para eles e de fato investindo pouco.

Quer saber como? Então, acompanhe nosso guia de como fazer cama para pet e comece o seu projeto artesanal ainda hoje!

Leia também: Guia Completo de Colchonetes

Guia de Como Fazer Cama para Pet – Tutorial Completo

Nosso guia de como fazer cama para pet vai abordar todas as etapas do processo. Desde a escolha dos materiais, até a construção da estrutura em si. Por isso, é importante que você considere todos os pontos aqui explicados, ok? Basicamente, você precisará seguir estes 4 simples passos, veja só:

  1. Comece pela estrutura, ela precisa ser resistente;
  2. Considere o tamanho do seu pet para fazer a estrutura;
  3. Escolha o design e o acabamento da casinha – pode ser simples ou com telhado;
  4. O conforto da cama é indispensável – Utilize produtos de qualidade;

Parece simples? Bom, se você achou simples, acertou. Este é um tutorial que qualquer pessoa pode fazer em casa, desde que tenha um tempinho e algumas ferramentas para ajudar no processo. Explicaremos parte por parte a partir de agora. Acompanhe!

1- A estrutura precisa ser resistente – Pode ser de madeira ou outro material

O nosso guia de como fazer cama para pet começa, obviamente, pela estrutura. A estrutura talvez seja um dos pontos mais importantes, pois é ela quem determinará o tamanho da cama em si e o conforto do pet com os materiais das próximas etapas.

Quanto maior a estrutura, maior a cama. Mas isto não necessariamente significa que o conforto também será maior, ok? Por exemplo, existem cães que preferem um espaço menorzinho e aconchegante, pois sentem-se mais confortáveis e menos amedrontados. Espaços grandes podem causar estranheza e solidão. Por isso, é fundamental você entender o comportamento e as características do seu animalzinho, ok?

Bom, entendido isso, podemos utilizar dois tipos de estrutura: de madeira ou de pneu. Recomendamos que você opte por aquela que mais for viável para você no momento. A estrutura de madeira pode ser feita de forma personalizada, do tamanho que você quiser. Você poderá construí-la ou utilizar um palete. Ficará semelhante a estrutura de um sofá de palete!

Ou, ainda, você poderá utilizar uma estrutura de pneu. Sim, com um pneu antigo e usado, você terá uma ótima “carcaça” para a caminha do seu pet. Basta pintar e personalizar o pneu para que ele ganhe vida e fique incrível no ambiente. Além de usar a criatividade e construir algo exclusivo, você estará ajudando o meio ambiente, reutilizando um material tão difícil de se decompor! Legal, não é mesmo?

2- Considere o tamanho do seu pet para fazer a estrutura

O segundo passo para de nosso guia de como fazer cama para pet, baseia-se na necessidade de considerar o tamanho do pet em si para a construção de um espaço ideal. Saiba que os animais precisam de espaço para sentirem-se bem. Alguns deles mais, outros menos, conforme explicamos anteriormente. Por isso, é importante considerar o tamanho do animal em si.

Neste caso, faça a medição do tamanho do animal deitado e em posição de dormir. Considere este espaço e deixe ainda alguns bons centímetros a mais para que ele não se incomode com beiradas ou extremidades muito curtas.

Esta parece uma dica óbvia, mas acredite, poucas pessoas pensam nisso na hora de construir uma caminha, por um simples motivo: pouca noção de espaço pois há pouca observação no comportamento do animal. A caminha é um lugar de conforto e descanso. E não somente de dormir.

Por isso, tente entender quais as posições preferidas do seu pet. Como ele gosta de ficar? E por quanto tempo? Isto é fundamental para que o tamanho da caminha não seja um problema. Deixar um espacinho a mais é sempre importante e garantirá o bem-estar do seu pet!

3- Escolha por uma casinha com ou sem telhado

O terceiro passo de nosso guia de como fazer cama para pet, baseia-se no design. Esta parte pode ser a mais demorada ou a mais rápida. Afinal, há quem queira desenvolver uma caminha incrível, com telhados, paredes e detalhes. E há quem queira simplesmente desenvolver uma estrutura com conforto para o animal deitar.

Não há regra: o mais importante é sempre zelar pelo conforto do pet. Se a estrutura comprometer o conforto, abandone a ideia. Por exemplo, se você for fazer uma estrutura confortável, mas o telhado ou as paredes ficarem muito apertadas, não adiantará de nada, pois o animal se sentirá preso e desconfortável.

Quanto mais sofisticada for a caminha, mais tempo você levará para fazer e mais materiais irá usar. Mas, nada que algumas tardes livres não possam resolver, não é mesmo? Para muitos, pode ser um hobby ou uma diversão incrível! Por isso, aproveite para curtir o momento também.

4- A cama precisa ser confortável – Escolha o material certo

E, por último, falaremos sobre o que realmente importa: o conforto do animal quando ele for deitar na caminha! É preciso considerar o máximo de aconchego para o pet, uma vez que ele passará muito tempo da sua vida neste local. Principalmente se o seu pet for um gatinho!

Por isso, a escolha do material será crucial para que você possa proporcionar uma qualidade de vida incrível ao seu pet. Neste caso, recomendaremos 4 tipos de materiais, que você poderá encontrar na Jeová Couros pelo melhor preço e qualidade:

  • Espumas;
  • Tatame;
  • Borracha;
  • EVA;

Todos os materiais são ótimos para construir uma caminha boa para seu pet. Alguns deles mais macios, outros mais robustos. Se preciso for, teste todos e veja qual o seu animalzinho mais gosta. Além do mais, pode ser que eles prefiram um tipo de estrutura ou outra. Dependerá das características do pet!

Para entender melhor sobre cada um dos materiais, acompanhe abaixo.

Boas espumas podem garantir mais qualidade de vida

A caminha do seu pet pode ser forrada com boas espumas para que ele sinta-se confortável enquanto estiver lá. E espuma, como você sabe, proporciona um ambiente macio e abraça o corpinho do animal. E isto pode ser tudo que eles precisam para sentirem-se bem.

Porém, dependendo de como você fizer a estrutura da caminha, a espuma precisará de um revestimento. E este revestimento também pode ser feito manualmente, com linha e agulha. Então, a cama ficará parecendo com uma grande almofada recheada de espumas. Legal, não é mesmo?

Escolha um bom modelo de espuma na JC Decor. Certamente você encontrará aquele que mais for útil ao seu pet!

O tatame também pode ser uma opção

Você já ouviu falar de tatame? Bom, talvez a expressão remeta a luta ou artes marciais. Mas a verdade é que o tatame pode ser usado para os mais diversos fins, uma vez que ele pode ser super confortável. E, um destes fins, é justamente a caminha do seu pet!

Você poderá montar uma estrutura quadrada que comporte o tatame como forma de “colchão” e seu cãozinho ou gatinho poderá deitar, dormir e relaxar. Neste caso, você precisará de uma estrutura quadrada ou retangular (dependendo do formato do tatame). Por exemplo, colocar dentro de um pneu pode ficar mais difícil – a não ser que você recorte e faça um ambiente totalmente artesanal, o que pode funcionar também!

Encontre incríveis modelos de tatame na JC Decor.

Caminha de borracha

A borracha também é uma boa opção para montar caminhas para seu animalzinho. E justamente por isso está no nosso guia de como fazer cama para pet! Ela é fácil de ser limpa e proporciona o conforto que os pets precisam para uma boa tarde de sono.

Este modelo é útil para pets que já gostam de dormir no chão, pois eles não sentirão tanta diferença e ganharão de “brinde” um pouco mais de aconchego!

Caminha de EVA

E, por último, o EVA. Este é um material excelente para construção de diversos projetos de artesanato. Inclusive, uma boa caminha para o seu pet. Os modelos de encaixe ou mesmo os modelos individuais são ótimos para facilitar a montagem da caminha. Eles se assemelham ao tatame e seu pet pode adorar.

No caso de cães, sempre observe a necessidade dos animais de roer objetos. Pois o EVA é muito “chamativo” para este tipo mania. Mas, nada que um bom adestramento não resolva, não é mesmo?

Agora que você já sabe como montar uma caminha para seu pet e quais materiais usar, é hora de colocar a mão na massa! Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Deixe um comentário

× Dúvidas?