Este conteúdo contem:
Se você está pensando em mudar a decoração da sua casa mas ainda não escolheu entre painel ripado EVA autocolante ou painel ripado de MDF, este texto vai te ajudar.
Aqui, selecionamos uma lista de vantagens e desvantagens do painel ripado EVA autocolante e do painel ripado de MDF para que você consiga realizar uma compra segura e eficiente.
Veja também: Painel ripado de MDF x painel ripado de PVC: qual é o melhor?
Vantagens do painel ripado EVA autocolante x painel ripado de MDF
Painel ripado EVA autocolante
- Fácil instalação: o painel ripado EVA autocolante é instalado de maneira muito simples e sem sujeira. Isso porque o processo é feito apenas retirando a camada protetora e aplicando a peça no local desejado.
- Material versátil: o EVA permite que o painel ripado seja lavado sempre que houver necessidade, além disso ele pode ser pintado com tintas a base de solvente ou de água. Assim você pode mudar a estética do ambiente sem retirar o painel.
- Ecologicamente correto: o painel ripado de EVA tem uma alta durabilidade e pode ser modificado através da aplicação de tintas. Dessa forma, o material é utilizado por anos sem a necessidade de substituição.
Painel ripado de MDF
- Sensação de conforto: O MDF é um tipo de madeira que oferece ao ambiente uma sensação de conforto, o que é muito positivo para salas de televisão e quartos. Esse tipo de painel combina muito bem com decorações mais rústicas.
- Limpeza simples: O painel ripado de MDF não acumula sujeira com facilidade, o que facilita muito a sua limpeza. Porém quando acontece de alguma mancha aparecer ou acumular poeira, basta passar um pano úmido e sua peça volta a ficar perfeita.
- Conforto acústico e térmico: A madeira tem a capacidade de isolar o som com maior eficiência, assim proporciona um ambiente mais silencioso. Essas peças também ajudam a manter o calor ou frio dentro do ambiente, o que aumenta a eficiência do ar condicionado.
Desvantagens do painel ripado EVA autocolante x painel ripado de MDF
Painel ripado EVA autocolante
- Não pode ser usado em área externa: Apesar do painel ripado EVA autocolante poder ser lavado, ele não pode ter contato constante com a água. Por isso ele não deve ser usado em áreas externas onde a chuva tenha acesso.
- Acabamento inferior: Quando a instalação não é feita corretamente o acabamento do painel ripado de EVA autocolante se torna um problema. Essas peças são facilmente identificadas, o que torna o resultado final bem inferior.
- Material frágil: O EVA é um material frágil, por isso ele sofre danos com facilidade com batidas e arranhões. Isso pode reduzir o tempo de uso do material já que a sua aparência é comprometida.
Painel ripado de MDF
- Menor aderência de parafusos: O painel ripado de MDF não possui uma boa aderência a parafusos, o que pode complicar a sua instalação.
- Pode sofrer com mofo e estufamento: Quando em contato com água, o painel ripado de MDF tem grande risco de inchar e mofar, a madeira não é preparada para esse tipo de ambiente.
- Material pesado: O MDF é uma madeira mais pesada que pode tornar a instalação do painel na parede mais complicada.
Agora que você conhece as vantagens e desvantagens do painel ripado EVA autocolante x Painel ripado MDF já pode definir qual o melhor modelo para o seu projeto.
Veja também: Painel ripado de MDF x painel ripado de EVA autocolante: qual é melhor?