Este conteúdo contem:
Veja os principais detalhes na disputa entre rodapé de poliestireno x rodapé de EVA, vendo qual dessas duas opções melhor se encaixa no seu tipo de uso.
Veja também: Rodapé de poliestireno x Rodapé de cerâmica: qual o melhor?
Principais características Rodapé de poliestireno x Rodapé de EVA
Ambos os modelos de revestimento possuem suas vantagens particularidades, ambos oferecendo vantagens e desvantagens que podem fazer a diferença na escolha.
Confira a seguir algumas particularidades entre o rodapé de poliestireno x rodapé de EVA, essas que serão importantes na escolha de qual o melhor.
Rodapé de poliestireno
Ficando dentre as opções mais procuradas para acabamento entre piso e parede, devido ao seu visual moderno e seus diversos benefícios, o rodapé de poliestireno é hoje um dos mais comuns que você poderá encontrar.
Isso acontece principalmente porque ele pode ser usado em boa parte dos locais de uma casa, possuindo características que o tornam único, como a resistência à umidade, permitindo que você utilize ele sem preocupação para dar acabamento em áreas molhadas como banheiros, tudo sem afetar suas características.
Você pode fazer a instalação desse rodapé nos mais diversos acabamentos de parede, como alvenarias, cerâmicas, gesso e outros.
Alguns dos principais benefícios do rodapé de poliestireno, além de todos esses citados, são:

Rodapé de EVA
Outra opção que vem ganhando muito destaque dentre as opções de revestimento é o rodapé de EVA, oferecendo um acabamento emborrachado e com diversos benefícios.
Dessa forma, principalmente no quesito flexibilidade e boa resistência a umidade, esse tipo de rodapé acaba oferecendo um grande destaque, cumprindo muito bem sua função.
Alguns outros benefícios que podemos citar do rodapé de EVA, são:

Quais as desvantagens entre rodapé de poliestireno x rodapé de EVA?
Na escolha de qual o melhor rodapé, as desvantagens são pontos cruciais e que vão fazer diferença total na sua escolha.
Separamos a seguir as principais desvantagens de cada um dos materiais, para que você possa ficar por dentro:
Desvantagens do rodapé de poliestireno
- Não pode ser usado em ambientes externos;
- Necessidade de maior cuidado na instalação;
- Menor resistência a produtos químicos;
- Suscetível a amassados e arranhões.
Desvantagens do rodapé de EVA
- Menor durabilidade;
- Sensibilidade a produtos químicos;
- Não deve ser exposto ao sol;
- Instalação mais complexa e com necessidade de mão de obra especializada;
- Sensibilidade a altas temperaturas.
Rodapé de poliestireno x Rodapé de EVA: qual o melhor?
Dentre as opções disponíveis, a escolha de qual o melhor na disputa entre rodapé de poliestireno x rodapé de EVA vai depender diretamente dos seu gosto.
Porém, no quesito usabilidade, durabilidade e resistência, o rodapé de poliestireno sai na frente, possuindo mais vantagens no seu uso.
Claro que o seu uso vai ficar limitado somente a áreas internas, não sendo um modelo adequado para uso externo, mesmo com a sua resistência à umidade, devido ter suas propriedades alteradas com o sol.
Veja também: Rodapé de poliestireno x Rodapé de MDF: qual é melhor?