Como cortar rodameio? Descubra o jeito mais correto!

Entender o passo a passo de como cortar rodameio corretamente, vai te ajudar a proporcionar um excelente acabamento nos seus ambientes.

Diante disso, separamos a seguir um passo a passo completo mostrando o jeito mais correto de como você pode fazer esse corte, sem comprometer o material e garantindo o melhor acabamento.

Veja também: O que é rodameio? e boiserie?

Passo a passo de como cortar rodameio

Como cortar rodameio

Para que o rodameio fique perfeito é necessário seguir o passo a passo correto, garantindo assim que o acabamento fique correto e com o máximo de perfeição. Veja a seguir como realizar isso:

Retire as medidas do local

Comece medindo a altura e a largura da parede onde o rodameio será instalado. Isso é essencial para que o corte seja feito de maneira precisa e encaixe sem folgas na parede. 

Dessa forma, não será necessário realizar emendas ou recortes de última hora.

Faça os cortes com serra 

Com as medidas definidas, faça o corte do rodameio com uma serra de corte manual ou elétrica para cortes retos e uma caixa de mitra para cortes com ângulos de 45°. 

Lembre-se que usando as ferramentas certas o acabamento será muito melhor.

Marque quais as quinas internas e externas

Faça a marcação de quais as quinas serão internas e externas. Isso faz toda diferença na hora do corte, pois as quinas internas devem ser cortadas com ângulos de 45º e as quinas externas com ângulos de 90º.

Veja também: Tecido de parede para sala – Melhores modelos, dicas e ideias

Lixe as peças para um melhor acabamento

Durante o corte do rodameio é normal que apareçam alguns dentes ou imperfeições na peça. Para deixar o acabamento melhor e as peças retas, você deve usar uma lixa fina para eliminar essas imperfeições. 

Instale no local

Após ter separado as peças, ter feito os cortes, realizado as marcações e o acabamento, o próximo passo crucial é realizar a instalação das peças em si.

A primeira coisa que você precisa fazer é medir a altura que o rodameio será instalado na parede. Ele normalmente é instalado na junção de duas texturas ou onde há mudança de cor.

O uso mais comum é que seja instalado a 90 centímetros do chão, sendo uma altura considerada padrão.

Por fim, a fixação pode ser feita com o uso de cola de contato ou, em alguns casos, as peças já podem ser do tipo autocolante, não necessitando de elementos externos.

Dicas para cortar rodameio corretamente

Como cortar rodameio

Separamos a seguir algumas dicas que vão te ajudar a cortar o rodameio com mais precisão e sem riscos:

  • Sempre utilize óculos de proteção durante o corte das peças, os resíduos liberados no processo podem atingir seus olhos e causar danos sérios. Os óculos de segurança são projetados para suportar o atrito de pequenos estilhaços sem quebrar ou causar danos nos seus olhos.
  • O uso de protetor auricular é recomendado, principalmente durante o uso de equipamentos elétricos. Isso porque o barulho é alto e pode danificar sua audição.
  • Faça testes no equipamento de corte antes do uso, para evitar erros, principalmente se for a sua primeira vez utilizando;
  • Faça marcações reais de onde deve ser feito o corte do rodameio, porém comece cortando com uma margem maior para ter segurança na hora de fazer o ajuste final. 

Por fim, se você não tem nenhum conhecimento sobre como cortar rodameio e está sentindo dificuldade no processo, o ideal é procurar ajuda de um profissional. Ele vai realizar o processo com muito mais agilidade e perfeição.

Veja também: Como colocar papel de parede adesivo

Deixe um comentário

× Dúvidas?