Como instalar rodameio: passo a passo completo!

Se você está se perguntando como instalar rodameio, nesse conteúdo mostraremos como todo esse processo pode ser realizado de forma simples e eficiente.

Até porque, quando instalado corretamente, o rodameio pode oferecer um excelente acabamento ao ambiente, garantindo os melhores resultados e personalizando por completo os seus ambientes.

Veja a seguir todos os principais detalhes e descubra como garantir os melhores resultados agora mesmo.

Veja também: O que é rodameio? e boiserie?

Materiais necessários para realizar a instalação de rodameio

Como instalar rodameio
  • Rodameios cortados nas medidas das paredes;
  • Serra manual ou elétrica;
  • Trena;
  • Lixa fina;
  • Cola para rodameio;
  • Fita dupla face;
  • Estilete;
  • Lápis.

Cada material da lista possui uma finalidade diferente e não deve ser substituído ou ignorado. Caso contrário, você terá problemas durante o processo de instalação do rodameio.

Passo a passo de como instalar rodameio

Faça a medição das peças

O primeiro passo para instalar o rodameio é verificar se o corte das peças está de acordo com a largura da parede. Dessa forma, se houver algum erro de corte, você poderá ajustar o problema antes de iniciar a instalação da peça na parede.

Se o erro no corte for pequeno, você pode usar a lixa fina para aparar os cantos e assim conseguir a medida correta. Mas, se o tamanho for muito maior que a parede, basta usar a serra para cortar os excessos.

Limpe a parede

Após tirar as medidas, faça a limpeza para retirar qualquer poeira, resto de tinta ou gordura que possa estar grudada no local onde o rodameio será instalado. Essa limpeza deve ser feita pouco tempo antes da instalação para garantir que a parede continue limpa na fixação das peças.

Você pode usar um pano úmido para retirar as sujeiras e, se necessário, até aplicar um pouco de desengordurante. Neste caso, passe um pano limpo e úmido depois do produto para retirar o excesso.

Meça a altura na parede

Meça a altura onde o rodameio será fixado e faça uma marcação em toda a parede para que não fique torto. Normalmente essas peças são aplicadas a 90 centímetros do chão. Porém você pode definir qual a altura que deseja instalar seu rodameio.

A trena vai te ajudar com a marcação e com a confirmação de que todos os lados estão iguais e alinhados. O cuidado nessa etapa é importante porque após a fixação da peça é difícil retirá-la para ajustes.

Cole a fita dupla face

Na parte de trás do rodameio aplique pedaços de fita dupla face começando pelas duas pontas e depois com espaços de 40 centímetros. Assim você garante que as pontas estejam bem fixadas e haja sustentação no meio.

Aplique a cola

Aplique uma camada de cola de 4 centímetro de espessura entre as fitas dupla face. Essa cola vai aumentar a fixação do rodameio na parede e evitar deslocamentos.  Cuidado para não exagerar na quantidade de cola e provocar vazamentos.

Faça a fixação do rodameio

Depois de aplicar a cola e a fita, agora posicione o rodameio no local marcado na parede. Segure por alguns segundos na posição onde ele deve ser fixado e em seguida deixe secar. Não é indicado ter contato com a peça até que ela esteja completamente seca.

Aprender como instalar rodameio não é complicado, mas o processo exige alguns cuidados. Nesse sentido, siga o passo a passo e o resultado do seu projeto será perfeito.

Veja também: Como-cortar-rodameio

Deixe um comentário

× Dúvidas?