O que é rodameio? e boiserie?

Se você está se perguntando o que é rodameio e boiserie, nesse artigo traremos todos os detalhes sobre eles, mostrando, inclusive, como podem ser excelentes alternativas para mudar a estética do seu ambiente.

Isso porque, hoje eles surgem como elementos que proporcionam um acabamento diferenciado no ambiente instalado, além de oferecer grande sofisticação ao local.

Conheça a seguir, todos os principais detalhes sobre esses elementos, que atualmente vem ganhando um forte destaque.

Veja também: Como colocar ripas na parede? Guia completo!

O que é rodameio? e boiserie?

Por mais que sejam elementos diferentes, ambos têm o mesmo foco que é proporcionar um acabamento único ao ambiente em que são instalados.

Inclusive, na sua utilização, ambos podem ser usados juntos, um complementando o outro em determinadas situações de decoração.

No contexto literal, rodameio é uma faixa decorativa instalada na parte inferior da parede, onde ela encontra o piso. Esse material pode ser feito por madeira, MDF, PVC ou até mesmo EVA.

A função principal do rodameio é além de proporcionar um melhor acabamento na parte inferior da parede, protegê-la de riscos e sujeira causados pelos móveis, como cadeiras que podem ser arrastadas.

Ou seja, é um elemento que consegue garantir até mesmo um maior tempo de vida útil na parede em que é instalado, sendo uma opção de grande vantagem e de alta procura no mercado.

Já o boiserie é um revestimento decorativo para paredes,  com relevos que simulam molduras, painéis e frisos. Atualmente, você vai encontrar mais ele feito com gesso, porém, existem também opções de MDF, EPS (isopor),  e até mesmo EVA autocolante.

O boiserie tem como função principal a ornamentação da parede, sendo um elemento diretamente focado para acabamento e estética.

Veja também: Painel ripado para decoração: Modelos, preços e onde comprar

Onde usar rodameio e boiserie?

O que é rodameio e boiserie

O foco principal do rodameio e boiserie é proporcionar um bom acabamento e proteger as paredes, principalmente nas áreas internas do ambiente.

Em geral, especialistas recomendam que se possível, você pode fazer o uso de ambos os detalhes em praticamente todas as paredes dos ambientes como salas, cozinhas, quartos e outros.

Ambos os materiais são recomendados o uso nas seguintes situações principalmente:

Rodameio:

  • Todos os cômodos da casa: protege a parede e dá um acabamento mais clean.
  • Ambientes com crianças ou animais: com foco principal em evitar danos à pintura da parede;
  • Locais com rodapés: ajudando a esconder a fiação ou até mesmo imperfeições que possam estar presentes nas paredes;
  • Ambientes com diferentes tipos de revestimentos: faz a transição entre eles de forma harmoniosa.

Boiserie:

  • Salas de estar e jantar: proporcionando um ambiente mais aconchegante e receptivo;
  • Quartos: construindo um ambiente aconchegante e relaxante;
  • Corredores: proporciona um local mais amplo e iluminado;
  • Entradas de casas e ambientes: proporcionando uma boa primeira impressão;
  • Paredes que tenham imperfeições: esse detalhe estético vai conseguir cobrir as imperfeições, escondendo as falhas e dando um novo visual à parede.

Por fim, atualmente, vale citar que o rodameio e a boiserie são elementos decorativos que podem deixar sua casa mais bonita e sofisticada. Assim, use-os com criatividade para criar um ambiente único e aconchegante na sua residência.

Veja também: Como escolher tapete para sala? Veja dicas e ideias!

Deixe um comentário

× Dúvidas?