Como tirar cola de tecido? Passo a passo!

Para aprender como tirar cola de tecido você precisa considerar o tipo de tecido, o tipo de cola e a profundidade da cola. Afinal, alguns tipos de colas saem mais fácil e outros não.

Mas não se preocupe. Afinal, neste artigo a JC Decor vai te dar aquela mãozinha para esse trabalho que pode ser bem complicado caso não feito corretamente.

O tecido pode estragar, pode rasgar ou pode perder a coloração a depender do tipo de solução que você aplica. Por isso, continue lendo e saiba mais sobre como tirar cola de tecido.

Veja também onde comprar cola de sapateiro.

Como tirar cola de tecido

como remover cola de tecidos

Para aprender como tirar cola de tecido, você precisa considerar alguns pontos importantes. Como por exemplo, o tipo de tecido, o tipo de cola e quanto tempo a cola está no tecido.

Afinal, há colas que saem mais fáceis depois que secam. Sim, por incrível que pareça, uma cola seca vai sair mais fácil do que uma cola úmida.

Por isso, neste artigo, você vai aprender a tirar as seguintes colas de tecido:

  1. Cola quente.
  2. Cola instantânea.
  3. Cola branca comum.

Continue lendo para saber como!

Veja também: Calculadora de tecido online: Poltrona, sofá 2 e 3 lugares, banquetas

2- Cola quente

Se você trabalha com artesanato, certamente já pingou cola quente naquele tecido que não deveria sujar. Ou, ainda, em atividades escolares ou caseiras, alguns acidentes podem acontecer.

Por isso, se pingar cola quente no tecido do sofá, no jogo americano ou capa de almofada, não se preocupe. Vai ser fácil de tirar. Inclusive, em alguns tecidos vai sair sem esforço: é só deixar secar e depois tirar.

Se a cola não sair após seca, faça o seguinte: leve a peça de tecido com cola ao congelador e deixe lá por uma hora. O ato de congelar a cola quente fará com que ela saia facilmente depois. Basta usar uma faca para raspar.

Mas cuidado para não raspar demais. Afinal, isso pode deteriorar o seu tecido!

Veja o nosso artigo sobre como tirar cola quente de tecido para entender mais.

3- Cola instantânea

Para remover cola instantânea, a famosa cola super bonder, você precisa de um pouco mais de esforço. Afinal, esse tipo de cola pode gerar uma sujeira impregnada no tecido e não vai ser tão fácil de tirar.

O primeiro passo é também esperar a cola secar. Afinal, tentar tirar com ela úmida vai gerar ainda mais pontos com cola no tecido. Não faça isso.

Depois que a cola estiver seca, você pode usar uma espátula para raspar. Possivelmente você removerá uma boa parte. E se a cola não sair, use um algodão com acetona para amolecer e depois remover.

A acetona é um ótimo solvente. Mas ao mesmo tempo, pode ser um caminho sem volta: ela pode estragar o tecido! Por isso, faça testes na barra do tecido para garantir que a acetona não vai remover a cor do tecido.

Veja também: Fornecedor de tecidos para estofados

4- Cola branca comum

Se você tem crianças em casa, geralmente elas vão aparecer com algum tecido sujo de cola. É normal, principalmente em atividades escolares. Mas por sorte, esse tipo de cola sai bem fácil.

Você também precisa esperar a cola secar e depois você pode usar uma escova com cerdas macias para removê-la. Geralmente vai sair uma boa parte da cola. Mas pode ser que não tudo!

Se esse for o caso, coloque o tecido de molho em água fria por até um dia. A cola vai amolecer e depois você só precisa lavar o tecido em máquina, que a cola vai sair.

No entanto, se o tecido for em sofá ou poltrona, faça isso umedecendo o tecido com um algodão. Depois, remova a cola com um pano seco.

Mas não molhe demais para não encharcar as espumas, ok?

dicas para tirar cola do tecido

Cuidados na hora de tirar cola de tecido

Quando você vai limpar um tecido sujo com cola, é fundamental tomar alguns cuidados fundamentais. Por exemplo, a cola não pode estar fresca e você não pode sair usando acetona em qualquer tecido.

Para te ajudar, veja algumas dicas práticas para remover cola de tecido:

  • Não esfregue demais;
  • Nunca use produtos corrosivos;
  • Cuidado com o uso da acetona;
  • Não use o lado verde da esponja.

Não esfregue demais

Esfregar um tecido é uma boa maneira de remover alguns tipos de cola. Afinal, o atrito gerado nesse momento é suficiente para quebrar as fibras da cola e soltá-la do tecido.

No entanto, é preciso tomar cuidado com isso. Principalmente em tecidos mais sensíveis. Afinal, você pode facilmente estragar o tecido caso esfregue-o demais.

Os atritos no tecido podem perfurá-lo, deixá-lo com uma aparência envelhecida e com riscos. Principalmente os tecidos sintéticos com superfície lisa.

Nunca use produtos corrosivos

Sim, usar produtos corrosivos pode ser uma forma rápida de resolver o problema com cola no tecido. No entanto, nunca faça isso. Afinal, você não vai remover só a cola. Mas também, vai remover a cor e as fibras do tecido!

Mesmo que o tecido seja branco, evite usar produtos como água sanitária para esfregar a cola. O atrito gerado pode estragar o tecido e não é o melhor caminho para remover a cola.

Utilize alguma das dicas deste artigo, evitando produtos corrosivos.

como tirar cola de tecido

Cuidado com o uso da acetona

A cetona é também uma boa maneira de remover cola de tecido. Ela é solvente e ajuda a soltar a cola que está na superfície do tecido. Mas é preciso usá-la com cautela.

Primeiramente, você deve fazer um teste na barra ou parte interna do tecido. Veja se acetona não vai causar problemas no tecido e só depois disso use para remover a cola.

Inclusive, temos uma artigo sobre como tirar esmalte de tecido com acetona. Lá tem mais algumas ideias sobre o uso de acetona em tecido!

Não use o lado verde da esponja

Esfregar o tecido um pouco, para remover a cola, é importante. Mas nunca use uma esponja do lado verde para fazer isso. O lado amarelo até pode ajudar. Mas o verde, nunca!

Ele é áspero e pode gerar atritos que vão machucar o tecido, seja ele qual for.

Veja a nossa categoria de tecidos e conheça boas e resistentes opções para vários usos!

Como tirar cola de roupa sem danificar?

Diferente do que você pode imaginar, saiba que sim, é possível tirar cola de roupa sem danificar o tecido ou trazer consequências.

Inicialmente, e conforme visto nos outros tópicos, a remoção da cola na roupa vai depender do tipo de cola, modelo do tecido ou até mesmo a profundidade que ela se espalhou.

Algumas das principais formas para tirar cola de roupa sem danificar, são:

Água quente

Se foi cola branca, em alguns casos é possível fazer a remoção com água quente. Para isso, coloque a roupa sob água corrente quente e esfregue suavemente a área afetada.

Será importante ter cuidado contra queimaduras, especialmente se a água estiver muito quente.

Vinagre branco

Assim como as outras manchas, em alguns casos você tem como tirar cola de tecido utilizando o vinagre branco.

Nesse caso, coloque um pouco de vinagre branco na mancha de cola, deixando-a agir por alguns 5 – 10 minutos e em seguida, lave-o em água corrente esfregando a mancha.

Detergente

Em casos mais leves, especialmente se foi cola branca, você pode conseguir remover a cola da roupa sem danificar somente com detergente.

Aplique um pouco de detergente líquido diretamente sobre a mancha, esfregue e em seguida enxágue com água quente. Repita o processo, se necessário.

Tem como tirar cola seca da roupa?

Por mais que o melhor cenário seja você remover a cola da roupa ainda fresca e não esperar muito tempo, saiba que ainda sim é possível remover cola seca da roupa.

Claro, esse processo será bem mais desafiador, e você precisará de alguns cuidados específicos. Siga os passos:

  1. Primeiramente, raspe o excesso cuidadosamente usando o auxílio de uma faca cega ou até mesmo uma espátula;
  2. Se mesmo assim você não conseguir remover o excesso, você pode usar a técnica do congelamento, colocando a roupa para congelar por alguns minutos e em seguida remover a cola, pois a tendência é ela ficar quebradiça;
  3. Ao remover o excesso, lave a roupa em água quente corrente e um pouco de detergente, esfregando o local até remover completamente.

Evite aplicar muita força, realizando o processo de forma delicada para evitar danos ao tecido.

Cola de tecido sai na lavagem?

A cola de tecido pode sair ou não na primeira lavagem, dependendo de diversos fatores como o tempo que a cola está ali e principalmente qual foi o tipo de cola.

Por exemplo, colas laváveis costumam sair com mais facilidade, sendo solúveis em água.

No entanto, boa parte das outras colas tendem a ser permanentes, possuindo propriedades que a tornam resistentes à lavagem.

Nesse caso, você não conseguirá remover com muita facilidade, tendo uma grande dificuldade no processo.

Como tirar cola permanente de tecido?

Sim, diferente do que muitos pensam, você tem a possibilidade de remover cola permanente de tecido.

Para isso, você precisará em muitos casos realizar a raspagem da cola, retirando boa parte do excesso.

Além disso, você também precisará utilizar materiais mais eficientes e que tragam melhores resultados, como:

  • Detergentes;
  • Água quente;
  • Vinagre branco;
  • Álcool isopropílico (isopropanol).

Anote as nossas dicas sobre como tirar cola de tecido, tome os cuidados devidos e boa sorte!

Deixe um comentário

× Dúvidas?